GP1

Teresina - Piauí

Representantes do Ministério da Saúde participam de campanha em Teresina

Segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, Teresina foi considerada exemplo de regularidade.

Acontece neste sábado (16) em 19 Unidades Básicas de Saúde de Teresina o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes. Em Teresina, a abertura aconteceu na UBS do bairro Saci e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde; do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, além de grande adesão da população.

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando assim a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização das vacinas das crianças e dos adolescentes. Foi o caso de Socorro Nascimento, que levou seu filho Jeferson, de 14 anos, e os sobrinhos Pietro e Isis, de 10 e 5 anos. “Eu vejo esse momento como muito importante, pois todos devem vacinar seus filhos”, disse a mãe, que sempre vai à UBS para vacinar e consultar as crianças da família.

Foto: Divulgação/AscomAbertura da campanha de vacinação em Teresina
Abertura da campanha de vacinação em Teresina

Rosana Leite de Melo, Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao COVID – SECOVID do Ministério da Saúde e representante do ministro Marcelo Queiroga, ressaltou que mesmo os adolescentes que tenham tomado a vacina contra a covid podem participar da campanha, pois a orientação mais recente do órgão é que não é necessário fazer um intervalo entre as vacinas. “Este é o momento sim de aproveitar atualizar o calendário vacinal, pois tem um grande número de doenças que a gente consegue prevenir com a vacinação, haja vista o sarampo que tem aparecido em nosso país e nós podemos eliminar com a vacinação”, disse.

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa também ressaltou a importância da imunização nesta faixa etária. “Nessa avaliação da infância e adolescência, o Brasil é considerado o país com maior preocupação preventiva através da vacinação. No dia de hoje, essa preocupação não é apenas com a vacina do coronavírus, e sim de modo geral, da prevenção de várias doenças que tem aí no mundo”, declarou o prefeito.

Foto: Divulgação/AscomRepresentantes do Ministério da Saúde participam de campanha em Teresina
Representantes do Ministério da Saúde participam de campanha em Teresina

Segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, Teresina foi considerada exemplo de regularidade por seguir todas as metas das campanhas de vacinação e seguir à risca todas as orientações do Plano Nacional de Imunização – PNI. “Isso nos credenciou a ser modelo para o brasil, o que é um reconhecimento pelo trabalho que a gente tem feito”, disse.

A campanha segue até as 17h e está disponibilizando as 18 vacinas do calendário da infância e adolescência. “Compareçam, façam sua parte e vamos imunizar nossas crianças e adolescentes”, convida o presidente.

Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

Dia D: 16/10/2021

Horário: 8h às 17h

Postos de Vacinação

Zona Sul

1. UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci) - ABERTURA

2. UBS Maria De Jesus Carvalho (Porto Alegre)

3. UBS Cristo Rei

4. UBS Dr. Francílio Ribeiro De Almeida (Angelim)

Zona Norte

1. UBS Cecy Fortes

2. UBS Santa Maria Da Codipi

3. UBS Buenos Aires

4. UBS Dr. Marcos Guedes (Nova Teresina)

5. UBS Dr. Antônio Noronha (Parque Brasil)

Zona Leste

1. UBS Vila Bandeirante

2. UBS Dr. Américo De Melo Castelo Branco (Santa Isabel)

3. UBS Piçarreira

4. UBS Maria Dulce Da Cunha Sena (São João)

5. UBS Mama Mia

Zona Sudeste

1. UBS N. Senhora Da Guia

2. UBS Pe. Mário Roche (P. Esperança)

3. UBS Alto Da Ressurreição

4. UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença)

5. UBS Dr. Helvídio Ferraz

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.