Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em terreno na Pedra Mole

Cansados, os próprios moradores já resolveram pagar uma pessoa, a fim de fazer a limpeza no local.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 11 Galhos  de arvores Galhos de arvores
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 11 Lixo em terreno Lixo em terreno
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 11 Lixo em terreno abandonado Lixo em terreno abandonado
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 11 Moradores reclamam de acúmulo de lixo em terreno Moradores reclamam de acúmulo de lixo em terreno
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 11 Moradores reclamam de lixo Moradores reclamam de lixo
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 11 Muito mato no local Muito mato no local
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 11 Rua Lajeiro onde fica localizado o terreno Rua Lajeiro onde fica localizado o terreno
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 11 Sacolas de lixo Sacolas de lixo
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 11 Terreno abandonado na Rua Lajeiro Terreno abandonado na Rua Lajeiro
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 11 Terreno abandonado Terreno abandonado
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 11 Terreno fica localizado no bairro Pedra Mole Terreno fica localizado no bairro Pedra Mole

Um morador procurou o GP1, na tarde de segunda-feira (25), para denunciar o descarte irregular de lixo no bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina, que vem incomodando várias pessoas que vivem nas proximidades de um terreno abandonado.

De acordo com o morador Raimundo, além do mau cheiro e da quantidade de moscas que acaba invadindo às casas que ficam próximo ao acúmulo de lixo, o problema pode acarretar em doenças em razão da sujeira, que está espalhada no local.

“As próprias pessoas ficam jogando lixo no local, além de carroceiros que vêm e descarregam várias coisas no terreno. Quem mais reclama é o vizinho que mora ao lado, ele vive ligando para reclamar sobre o acúmulo de lixo, ainda mais porquê ele tem uma filha pequena, mas ninguém faz nada. Quando o carro do lixo passa aqui ele só recolhe o lixo que está nas portas das casas”, explica Raimundo.

Cansados, os próprios moradores já resolveram pagar uma pessoa, a fim de fazer a limpeza no local, evitando mais transtornos provocado pelo acúmulo de lixo.

O que prevê a lei

De acordo com a Lei 2.312 de 3 de setembro, pelo Código Nacional da Saúde, o descarte inadequado de lixo é proibido no Brasil desde 1954. Essa proibição foi reforçada pela Política Nacional de Meio Ambiente, e recentemente, 2010, pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a assessoria da Semduh afirmou que a Saad Leste irá notificar o dono do terreno para realizar a limpeza do local e caso seja um terreno da prefeitura deverá será limpo imediatamente.

Confira a nota na íntegra

A respeito do terreno baldio que tem acumulado lixo no Bairro Pedra Mole, na zona leste de Teresina, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) afirma que ainda não havia recebido reclamações sobre o local, mas vai enviar técnicos da Coordenação de Limpeza Pública para verificar a situação in loco até a segunda-feira, 25 de outubro.

Caso o local se trate de um terreno particular, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da zona leste (Saad Leste) deverá notificar o proprietário para que a limpeza seja realizada. Caso seja um terreno da Prefeitura Municipal, a limpeza será feita imediatamente.

Ressaltamos que jogar lixo em local proibido gera multa que vai de R$ 369,00 a R$ 3.690,00.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.