Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Padre Alcindo Saraiva Martins é expulso da Diocese de Campo Maior

A expulsão foi oficializada na manhã dessa terça-feira (05), pelo bispo Dom Francisco de Assis.

O padre Alcindo Saraiva Martins, que havia sido afastado da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no ano passado, foi oficialmente expulso do Estado Clerical e dispensado do celibato pelo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis. A expulsão foi oficializada na manhã dessa terça-feira (05).

O ato administrativo foi feito na presença dos consultores da Diocese de Campo Maior, padre Gilcimar Machado e padre Luis Francisco Fonseca, que assinaram o decreto juntamente com o bispo diocesano.

Foto: Reprodução/FacebookPadre Alcindo Saraiva
Padre Alcindo Saraiva

“Após a oração do Veni Creator Spiritus, foi feita breve síntese do processo e, em seguida, apresentado na letra da lei canônica o teor da comunicação conforme Protocolo 2021-1443/F- demissão do estado clerical e dispensa do sagrado celibato e das obrigações conexas à Sagrada Ordenação do Sr. Alcindo Saraiva Martins, ex-clérigo dessa cirscunscrição eclesiástica, com suprema e inapelável decisão, contra a qual não é possível qualquer recurso”, diz trecho do documento.

Alcindo Saraiva Martins atuava como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e também de chanceles da Diocese de Campo Maior.

Entenda o caso

Em outubro do ano passado, a Diocese de Campo Maior informou que havia a suspeita de que o então padre Alcindo Saraiva Martins, pároco da Paróquia do município de Nossa Senhora de Nazaré, poderia ter engravidado uma jovem e a induzido a fazer um aborto.

A jovem relatou que mantinha um relacionamento com o então sacerdote desde julho de 2021. Em conversa íntima, o padre confirmou o envolvimento, no entanto, as especulações de que ela estava grávida foram desmentidas pela Diocese, que afirmou que a jovem teria articulado a situação para manter um relacionamento com o padre.

Apesar de ter sido descartada a possibilidade de gravidez e consequentemente o aborto, a diocese absteve o padre Alcindo Saraiva de todas suas funções enquanto sacerdote, ficando proibida a atuação dele em todo o território diocesano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.