Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Corpo do escritor piauiense Assis Brasil é sepultado em Teresina

Um dos nomes mais importantes da literatura piauiense, Assis Brasil morreu aos 92 anos neste domingo, 28.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 11 Familiares dão último adeus a Assis Brasil Familiares dão último adeus a Assis Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 11 Corpo de Assis Brasil chega ao cemitério Jardim da Ressurreição Corpo de Assis Brasil chega ao cemitério Jardim da Ressurreição
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 11 Despedida do escritor Assis Brasil Despedida do escritor Assis Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 11 Sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Ressurreição Sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Ressurreição
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 11 Amigos e familiares jogam flores no caixão Amigos e familiares jogam flores no caixão
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 11 Corpo de Assis Brasil sendo sepultado Corpo de Assis Brasil sendo sepultado
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 11 Sepultamento aconteceu sob muita comoção Sepultamento aconteceu sob muita comoção
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 11 Familiares e amigos dão adeus ao escritor Assis Brasil Familiares e amigos dão adeus ao escritor Assis Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 11 Sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Ressurreição em Teresina Sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Ressurreição em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 11 Amigos dão adeus ao escritor Assis Brasil Amigos dão adeus ao escritor Assis Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 11 Cemitério Jardim da Ressurreição Cemitério Jardim da Ressurreição

No final da tarde desta segunda-feira (29) ocorreu o sepultamento do corpo do escritor Assis Brasil, no Cemitério Jardim da Ressureição, zona sudeste de Teresina. O sepultamento do ilustre escritor se deu sob forte comoção.

O corpo de Assis Brasil foi velado na funerária Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa, na zona sul da capital. Figuras como o professor Dilson Lages, membro da Academia Piauiense de Letras (APL) compareceram ao velório para se despedir do literato.

Para o professor de literatura do Instituto Dom Barreto, Carlos Evandro Martins Eulálio, a morte do escritor irá deixar “uma grande lacuna, não só para a produção da literatura brasileira, mas como escritor e crítico literário também. A contribuição dele é riquíssima, ele escreveu quase 200 obras, no campo da ficção e da crítica literária além de, ultimamente, ele vir se dedicando a literatura infantil”.

O escritor morreu na noite deste domingo (28), aos 92 anos. Ele havia sofrido uma queda em casa na última quinta-feira (25) e acabou fraturando o fêmur. O escritor chegou a fazer uma cirurgia, mas após o procedimento passou mal, com dificuldade respiratória, e acabou não resistindo.

Assis Brasil

Romancista, cronista, ensaísta e jornalista, Francisco de Assis Brasil, nasceu em Parnaíba e é considerado um dos maiores escritores piauienses, com reconhecimento nacional. Com mais de 100 obras escritas e publicadas, o escritor ocupava a cadeira 36 na Academia Piauiense de Letras. Das suas obras, se destacam títulos como Beira Rio Beira Vida, A Filha do Meio Quilo, O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão, Os que Bebem como os Cães, Nassau - Sangue e Amor nos Trópicos, entre outros.

No ano de 2004, Assis Brasil foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis, o mais importante prêmio literário brasileiro, oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.