Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Equipe do GP1 encontra Furão na zona leste de Teresina e PM faz resgate

A equipe do GP1 se deparou com o animal na Avenida Homero Castelo Branco e acionou a Polícia Ambiental.

Alef Leão/GP1 1 / 12 Furão é resgatado na Homero Castelo Branco. Furão é resgatado na Homero Castelo Branco.
Alef Leão/GP1 2 / 12 Espécime foi encontrado na zona leste de Teresina. Espécime foi encontrado na zona leste de Teresina.
Alef Leão/GP1 3 / 12 Furão é encontrado em Teresina. Furão é encontrado em Teresina.
Alef Leão/GP1 4 / 12 O animal foi acolhido e recebeu água. O animal foi acolhido e recebeu água.
Alef Leão/GP1 5 / 12 O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o furão. O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o furão.
Alef Leão/GP1 6 / 12 Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o animal. Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o animal.
Alef Leão/GP1 7 / 12 O BPA encaminhou o animal ao Zoobotânico O BPA encaminhou o animal ao Zoobotânico
Alef Leão/GP1 8 / 12 Batalhão de Polícia Ambiental fez o procedimento com segurança Batalhão de Polícia Ambiental fez o procedimento com segurança
Alef Leão/GP1 9 / 12 Batalhão da Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o Furão Batalhão da Polícia Ambiental foi acionado para resgatar o Furão
Alef Leão/GP1 10 / 12 Cabo Telmo e sargento Elias fizeram o resgate do animal Cabo Telmo e sargento Elias fizeram o resgate do animal
Alef Leão/GP1 11 / 12 Sargento Elias, do Batalhão de Polícia Ambiental Sargento Elias, do Batalhão de Polícia Ambiental
Alef Leão/GP1 12 / 12 Momento de resgate do Furão Momento de resgate do Furão

Uma situação inusitada ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (29) na zona leste de Teresina. Um furão cruzou a Avenida Homero Castelo Branco e foi resgatado pela equipe de reportagem do GP1, que acionou o Batalhão da Polícia Ambiental.

O animal foi salvaguardado devido ao olhar atento de nossa equipe, que retornava de uma pauta. Ao perceber o espécime, os repórteres o seguiram até a Rua Professor Darcy Araújo e, para que o furão não corresse risco de vida, foi feita uma barreira e o Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado. Toda a ação ocorreu por volta de 11h.

Uma situação inusitada ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (29) na zona leste de Teresina. Um furão cruzou a Avenida Homero Castelo Branco e foi resgatado pela equipe de reportagem do GP1, que acionou o Batalhão de Polícia Ambiental. #PortalGP1 #GP1 #Teresina

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Monday, November 29, 2021

De acordo com o sargento Elias, essa foi a primeira vez que a guarnição se deparou com um furão. Segundo ele, esse tipo de animal é incomum em nossa região e, provavelmente, ele estava sendo criado em cativeiro.

“Geralmente as pessoas criam esses animais em suas residências e não têm consciência de que eles não podem estar em ambientes domésticos. Dentro dessa situação, o correto, ao ver um animal silvestre, é sempre ligar para um órgão ambiental, através do 190, para que possamos fazer a contenção ou autuação”, disse o sargento.

Após o resgate, a guarnição do Batalhão da Polícia Ambiental, formada pelo sargento Elias e cabo Telmo, encaminhou o espécime ao Zoobotânico.

Mas que furão é esse?

Não se tem informações se o Furão encontrado por nossa equipe é tutelado por alguém. De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental, ações, no sentido de identificar os proprietários, só são possíveis através de denúncia.

O Furão pode ser de duas famílias dos Mustelidae. O primeiro, conhecido do leitor, o Mustela Putorius Furo, recorrente em erros durante partidas de futebol, não é comum por esses lados, sendo mais recorrente na Europa e América do Norte. No Brasil, o espécime mais comum é a Galictis Vittata, que é encontrado em países da América Central e do Sul, principalmente México, Brasil e Bolívia, de acordo com o ICMBio.

Para ser criado em residências, o animal precisa ser registrado pelo Instituo Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.