Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa vai extinguir duas secretarias na reforma administrativa

Também serão extintas 21 ouvidorias, permanecendo apenas a Ouvidoria Geral do Município.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decidiu extinguir duas secretarias municipais e 21 ouvidorias com a reforma administrativa, cuja proposta deve ser enviada ainda esta semana à Câmara Municipal de Teresina. A informação foi confirmada pelo secretário de Governo de Teresina, Adolfo Nunes, que concedeu entrevista ao GP1 na noite desta segunda-feira (01).

De acordo com Adolfo Nunes, a previsão é de que a proposta seja encaminhada nesta quarta-feira (03) para apreciação dos vereadores, contudo, a data pode ser mudada. “Quarta-feira ou depois de quarta, assim que abrir a legislatura a gente pode levar. Tem um pessoal da Semplan [Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação] que quer fazer uma exposição melhor para os vereadores analisarem bem”, declarou.

Foto: Lucas Dias/GP1Adolfo Nunes, futuro secretário de Governo
Adolfo Nunes, futuro secretário de Governo

Secretarias

A Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias e a Secretaria Municipal de Comunicação Social serão extintas e se tornarão coordenadorias. “A Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias vai deixar de existir e vai assumir a categoria de Coordenadoria Municipal de Concessões e Parcerias, reduzindo assim drasticamente o quadro de funcionários. A outra secretaria que vamos reduzir é a de Comunicação, essa secretaria vai se tornar uma Coordenadoria dentro da Secretaria de Governo”, afirmou Adolfo Nunes.

Por outro lado, o prefeito Dr. Pessoa decidiu criar a Secretaria Municipal de Defesa Civil. “Essa secretaria foi uma solicitação inclusive expressa pelo próprio prefeito, era uma secretaria muito necessária, em muitas capitais do Brasil ela existe. O senador Marcelo Castro deu essa ideia para o prefeito e ele aceitou”, disse o secretário.

Adolfo Nunes confirmou que o nome mais cotado para assumir o cargo de secretário de Defesa Civil é o do vereador Vinício Ferreira (Avante). “É bem provável que seja o Venício Ferreira, se ele aceitar deixar a Câmara Municipal”, colocou.

Ouvidorias

O secretário ressaltou que as 21 ouvidorias serão extintas, permanecendo apenas a Ouvidoria Geral do Município. “Essas ouvidorias serão reduzidas, reduzimos esses cargos e mais outros tantos. Temos uma lei que trata desse momento conturbado da pandemia e essa lei impõe que você não pode gerar gastos, aumentar despesas e nesse caso, para que a gente fizesse essas modificações a gente teve que reduzir algumas secretarias à categoria de coordenadorias”, destacou.

Segurança

Inicialmente o prefeito Dr. Pessoa falava em criar uma Secretaria Municipal de Segurança, mas acabou recuando e decidiu instituir a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, que ficará vinculada a Secretaria de Defesa Civil.

“Essa secretaria vai ser responsável por gerir a Defesa Civil e dentro dela vai ser criada a Coordenadoria da Segurança Pública e Patrimonial essa coordenadoria vai ser comandada pelo coronel Nixon Frota”, explicou Adolfo Nunes.

SDU

As Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU) mudarão de nome e passarão a se chamar Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD). “Vamos alterar também o nome da SDU, que vai passar a ser SAAD, na Semduh [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação] também tem uma alteração, uma coisa simples, vamos colocar na Semduh o trato com os recursos hídricos e com a parte rural, sobretudo com a futura rodoviária rural, que também é projeto do prefeito, ele se preocupou com isso”, finalizou o secretário Adolfo Nunes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.