Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nixon Frota vai definir novo comandante da Guarda Municipal

A mudança atenderá uma reivindicação da categoria, conforme Lei Federal 13.022 de 08 de agosto.

Com a saída de Nixon Frota do comando da Guarda Municipal de Teresina para assumir a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, pasta recém-criada pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB), a GCM passará a ser comandada agora por um guarda municipal.

A mudança atenderá uma reivindicação da categoria, conforme art. 5º da Lei Federal 13.022 de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com Nixon Frota, isso possibilitará maiores condições para fortalecimento da Guarda Municipal.

Foto: Germana Chaves/GP1Nixon Frota
Nixon Frota

“Têm muitos guardas bons, que precisam apenas de uma oportunidade para mostrar mais capacidade. Vamos avaliar o voluntarismo de cada guarda, a qualificação, avaliação sociométrica e o histórico de cada um. É uma definição muito complicada. Além disso, faz parte do meu projeto que a guarda seja comandada por um guarda como está previsto. Assim, vamos alinhar para que a Guarda Municipal esteja inserida nos critérios federais”, destacou Nixon que sem declinar preferências, confidenciou que neste momento, três nomes estão na seletiva final de suas avaliações.

Nova sede

Nixon adiantou que o anúncio do novo comandante da Guarda Municipal deverá ser feito, possivelmente, na inauguração da nova sede do órgão. “Gostaria de anunciar quando mudasse para outra sede, mas é algo que ainda vamos ver. Se não for possível, devemos definir outra data”, finalizou.

Vinculadas a Semgov

Em razão das mudanças, a Guarda Civil Municipal de Teresina passa a ser vinculada à Secretaria Municipal de Governo (Semgov), que também ficará responsável pela Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.