Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ex-vereador Castro Aguiar morre aos 84 anos em Teresina

José Luiz também foi diretor do IFPI e secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social do Piauí.

O ex-vereador de Teresina e ex-diretor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), José Luiz Castro Aguiar, conhecido como Castro Aguiar, morreu nesta terça-feira (22) aos 84 anos vítima de doenças decorrentes da idade. Ele estava internado em um hospital particular de Teresina e teve falência múltipla de órgãos.

José Luiz também foi secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social. No instituto federal, ele atuou como diretor entre os anos de 1970 e 1975, quando a instituição ainda era chamada de Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPI).

Foto: Divulgação/IFPIEx-diretor José Luiz Castro
Ex-diretor José Luiz Castro

O atual reitor do IFPI, Paulo Henrique, lamentou a partida de José Luiz. “Em nome da comunidade acadêmica, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, lamenta a perda e se solidariza com a família e amigos do ex-diretor”.

A instituição ainda destacou que o ex-diretor foi responsável pela construção do Prédio C do atual Campus Teresina Central e por iniciar as atividades dos cursos técnicos de Contabilidade, Administração, Secretariado e Estatística.

Confira a nota do IFPI na íntegra

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) comunica, com profundo pesar, que faleceu, na noite desta terça-feira (22), aos 84 anos, José Luiz Castro Aguiar. Ele foi diretor da então Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPI) de 1970 a 1975.

José Luiz estava internado em um hospital particular de Teresina, desde novembro de 2020, devido a complicações de doenças decorrentes da idade. Ele faleceu após ter falência múltipla dos órgãos durante a noite.

Durante sua gestão na ETFPI, foi construído o Prédio C do atual Campus Teresina Central e foram criados o Coral e a Banda de Música. Foram iniciadas as atividades dos cursos técnicos de Contabilidade, Administração, Secretariado e Estatística e houve a oferta do primeiro curso de Licenciatura em Disciplinas Especializadas para habilitação do Ensino Médio, com implantação do Serviço de Integração Escola-Empresa (SIE-E). Na mesma época, foi permitida, preferencialmente nos cursos da área terciária, a matrícula para mulheres, que, depois, foi estendida aos demais cursos da instituição.

Ele também foi vereador de Teresina e secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social.

Em nome da comunidade acadêmica, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, lamenta a perda e se solidariza com a família e amigos do ex-diretor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.