Fechar
GP1

Teresina - Piauí

João Henrique diz que PPP vai modernizar a captação do lixo

"Modernizar a captação do lixo, fazer que o lixo seja utilizado de forma racional", disse o secretário.

O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa (MDB), falou ao GP1 nesta quinta-feira (03), sobre a proposta de Parceria Público-Privada para cuidar dos resíduos sólidos na Capital, a chamada PPP do Lixo.

De acordo com o secretário, que esteve na Câmara Municipal para explanar a proposta aos vereadores, a ideia do prefeito Dr. Pessoa (MDB) é modernizar a forma de captação do lixo na cidade, conforme colocado no plano de governo do chefe do Palácio da Cidade.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1João Henrique
João Henrique

“Por determinação de Dr. Pessoa estivemos na Câmara Municipal e debatemos aquilo que será apresentado como a concessão do lixo em Teresina. Pretendemos fazer aquilo que as grandes cidades estão fazendo, ou seja, modernizar a captação do lixo, fazer que o lixo seja utilizado de forma racional. Fazer com que os catadores de lixo possam ter uma situação confortável, até porque serão absolvidos pela empresa que ganhar a licitação”, afirmou.

João Henrique lembrou que se bem utilizado, e tratado da forma correta, o lixo poderá trazer benefícios para Capital, assim como já é feito em outros lugares. “Lixo hoje é luxo, lixo hoje produz energia elétrica, produz recursos através do sistema de reciclagem. É quase uma indústria que trata da questão do lixo. Isso está no programa de governo do nosso prefeito”, frisou.

A licitação

O líder da Prefeitura de Teresina na Câmara Municipal, vereador Renato Berger (PSD), também falou sobre o processo de licitação da PPP. De acordo com ele, será feita uma audiência pública e em seguida, um processo licitatório para escolha da empresa que apresentará a melhor proposta para a cidade.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Renato Berger
Renato Berger

“[PPP] já é lei e precisa ser implementada, para isso precisávamos dar conhecimento à Casa Legislativa. Agora vai ser feita uma audiência pública para que a população participe, entenda e conheça. Depois será a concorrência pública e, por fim, a empresa que tiver o preço melhor para Teresina, iniciará os trabalhos com uma performance bem melhor do que a que temos agora”, assegurou Berger.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.