Fechar
GP1

Teresina - Piauí

CPI do Transporte: Dudu diz que empresas receberam o mesmo cheque

"Existe cheque do mesmo banco, mesmo número, que permeia em até quatro movimentações", disse o vereador.

O vereador Dudu (PT), presidente da CPI do Transporte Público de Teresina, afirmou nesta terça-feira (13) que a comissão deverá se aprofundar na análise das contas bancárias das empresas de ônibus na Capital para verificar o dinheiro recebido do Setut.

Dudu explicou que analisando as documentações recebidas notou-se a utilização de um mesmo cheque para efetuar pagamentos para diferentes empresas. “Estamos pegando todo o caminho do recurso público. O que já nos causa algumas observações é que há algumas movimentações que nos deixam preocupados e receosos, porque nós percebemos que em uma movimentação de fluxo normal de pagamento, existe cheque do mesmo banco, mesmo número, onde este cheque permeia em até quatro movimentações, ou seja, um cheque que é pago num dia para uma empresa entra na contabilidade de outra empresa”, afirmou.

Foto: Germana Chaves/GP1Vereador Dudu
Vereador Dudu

“O mesmo cheque fazendo três lançamentos a débito é como se você tivesse um cheque e ele fosse debitado da sua conta três vezes. Então, essas informações que estamos analisando remete que vamos ter que aprofundar muito essa questão contábil bancária para entender como se deram esses pagamentos”, completou o vereador.

Dudu ressaltou que a delegação que o Consórcio Operacional SITT repassou para o Setut não foi correta. “Esses erros de lançamentos são do repasse que é feito do SITT para o Setut, porque o SITT só recebe o dinheiro, mas não é ele que distribui para as empresas é o Setut que faz esse rateio e, na minha opinião, é uma delegação de poder que não se pode fazer, porque o Setut representa as empresas, a questão dele é trabalhista, mas age como se fosse o gestor, carteira de estudante, de idoso, bilhetagem eletrônica vai para o Setut, que também concentra as vans, se a van fatura R$ 1 milhão por mês, todo esse faturamento vai para o Setut que operacionaliza para depois redistribuir”, explicou.

“Estamos levantando ano a ano, estamos concluindo aqui 2018 a 2019, lançamento a lançamento com minha equipe de contadores. Quero acreditar que a gente vá até o final desta semana terminar o ano de 2019, que é um ano que teve muitos recursos de acordos extrajudiciais. Mas o que já aponta aqui é que vamos precisar de outros instrumentos para trazer à luz esses fatos, podendo ser a quebra de sigilo bancário ou outras formas de estarmos vendo isso”, declarou o petista.

O vereador reformou que caso sejam encontradas irregularidades os responsáveis serão denunciados à Justiça. “Não tenho dúvidas de que se a gente constatar irregularidades, não vamos titubear [haverá indiciamentos]. Queremos dar celeridade e vamos trabalhar para que possamos estar avançando nesse estudo, vamos apresentar a saída, a Câmara de Teresina assumiu essa responsabilidade e ela vai fazer e se for para indiciar, o que for necessário, o que tiver de irresponsabilidade civil, criminal, administrativa, nós vamos tomar todas as medidas, não tenho dúvidas”, finalizou Dudu.

Outro lado

O Sindicato da Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou ao GP1 que ainda não foi notificado a respeito das resoluções da CPI, mas assim que ocorrer irá esclarecer qualquer dúvida referente ao sistema de transporte público.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.