Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Acusado de matar mototaxista de 79 anos premeditou crime, diz Barêtta

No dia anterior ao crime, os dois tiveram uma discussão e no sábado o acusado retornou armado.

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, disse em entrevista ao GP1 na manhã desta terça-feira (13) que o acusado de assassinar o mototaxista Antônio de Sousa Rocha, 79 anos, premeditou o crime, ceifando a vida do idoso no último sábado (10), no centro de Teresina.

Segundo Barêtta, no dia anterior ao fato, ainda na sexta-feira (09), vítima e acusado tiveram uma discussão em público, que foi presenciada por várias testemunhas, e no sábado eles voltaram a ter uma breve discussão. Em determinado momento, a vítima utilizou um pedaço de madeira e se dirigiu ao acusado, que sacou a arma e efetuou quatro tiros.

“Nós temos informações, já checadas nos autos do inquérito policial, que apontam que na sexta-feira a vítima e o autor tiveram uma discussão no mesmo local. E quando foi no sábado, o autor do crime voltou ao local e os dois tiveram uma breve discussão. Então a vítima pegou um pedaço de madeira e partiu para cima dele, quer dizer, se já tinha ocorrido uma discussão no dia anterior e ele foi para o mesmo local armado, ele já estava com o planejamento de matar o sujeito, de cometer uma vingança” disse o delegado.

Foto: Brunno Suênio/GP1Diretor do DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta
Diretor do DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta

Para o DHPP, os levantamentos colhidos pelos investigadores afastam a possível tese de que o crime tenha ocorrido em legítima defesa. “Arma de fogo não faz parte do instrumento de trabalho dele [acusado], o instrumento de trabalho dele é a moto, o capacete, o colete, não a arma de fogo. Ele desferiu quatro tiros em órgãos vitais da vítima, foram dois no peito direito, um no peito esquerdo e outro na lombar, atingindo os rins da vítima. Independentemente disso, já estão caracterizados dois elementos do dolo, a consciência e a vontade de matar”, acrescentou Barêtta.

Identificação do acusado

“Nós já ouvimos várias pessoas que estavam no local, outras que tiveram no dia anterior e nós já temos a identificação do autor material do crim e estamos diligenciando no sentido de prendê-lo em flagrante delito, se não conseguirmos vamos representar por medida cautelar”, ponderou o diretor do DHPP.

Foto: Alef Leão/GP1Mototaxista é morto a tiros no centro de Teresina
Mototaxista é morto a tiros no centro de Teresina

Ofício à Strans

Nessa segunda-feira (12), o delegado Barêtta recebeu representantes dos mototaxistas que solicitaram celeridade nas investigações sobre a morte de Antônio de Sousa Rocha, mas também cobraram segurança para a categoria que têm dividido espaço com outros trabalhadores não credenciados à Strans.

Em função disso, Barêtta encaminhou um ofício à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), solicitando maior fiscalização. “Eu sei que todo mundo tem o direito de viver, de ganhar o pão de cada dia, mas dentro da legalidade. Ontem, eu recebi mais de 50 mototaxistas me pedindo previdências dada a morte do companheiro e, ao mesmo tempo, dizendo que se sentem ameaçados, pois Teresina está tomada de mototaxista clandestino. Então, eu estou protocolando esse documento à Strans, como para o Batalhão de Polícia Trânsito para que haja uma fiscalização mais rigorosa”, completou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.