Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidor público denuncia demora para aprovar projeto na SAAD Leste

Segundo o denunciante, desde abril seu processo está parado por falhas no sistema do órgão municipal.

Um servidor público procurou o GP1 nesta quarta-feira (14) para denunciar a morosidade e a burocracia que vem encontrando para aprovar, junto à Superintendência de Ações Descentralizadas (SAAD), o projeto da construção de uma casa na zona leste de Teresina. A SAAD Leste é gerida pelo superintendente James Guerra.

Segundo o denunciante, que pediu para não ser identificado, ainda no mês de abril ele deu entrada no processo, e desde então se deparou com muita burocracia e falhas no sistema da SAAD Leste para conseguir a aprovação do projeto e assim ter o direito de iniciar a construção da casa.

Foto: Lucas Dias/GP1James Guerra
James Guerra, superintendente da SAAD Leste

“Nada funciona lá, porque o sistema, segundo eles, é fora do ar direto. Para se ter uma ideia, eu tenho um projeto para ser aprovado e só para ter uma certidão negativa de débito eu demorei 15 dias, ficava horas esperando e o sistema fora do ar”, relatou.

Ele conta que, quando finalmente conseguiu expedir a certidão negativa, teve que pagar uma taxa para assim gerar um número de protocolo, e desde então ele aguarda o processo ser concluído. “No dia 25 de junho foi enviado para o setor de arquitetura para apreciação do projeto, mas o sistema nunca entrou no ar. Igual ao meu caso tem muitos”, ressaltou.

Assim como no caso do denunciante, há centenas de outras pessoas que estão com processos parados na Prefeitura de Teresina, não só para construção como também para qualquer serviço que dependa do sistema on-line. "Centenas de pessoas passam pelo mesmo problema na hora de usar o sistema da prefeitura para qualquer tipo de serviço, esse problema é geral", afirmou.

Muitas taxas

O servidor público também reclamou da grande quantidade de taxas, que acompanham cada etapa do processo. “Cada mudança de setor para andar o processo você tem que pagar e não é pouco, mas a maior deficiência lá é o sistema, que nunca está no ar, até hoje o arquiteto não consegue nem ver o projeto”, finalizou.

Outro lado

A assessoria da SAAD Leste informou, através de nota, que o sistema da SAAD Leste estava com problema, porém voltou a funcionar normalmente nesta quarta-feira (14).

"Realmente o sistema Constru@Facil esteve com inconsistências porém já está funcionando normalmente. Para mais informações poderá falar com a SEMFIN/CETI que é o administrador do sistema. Na SAAD LESTE o requerente poderá receber informações do seu processo através da recepção da Gurb-Gerência de Urbanismo. Estamos sempre à disposição", afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.