Fechar
GP1

Bom Jesus - Piauí

Promotor investiga sumiço de vacinas contra covid-19 em Bom Jesus

A portaria foi assinada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha, titular da Procuradoria de Bom Jesus.

O Ministério Público do Estado instaurou inquérito civil público para investigar o sumiço de 40 doses de vacinas contra covid-19 no município de Bom Jesus, administrado pelo prefeito Nestor Elvas (MDB). A portaria foi assinada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha, titular da Procuradoria de Justiça Regional de Bom Jesus.

Segundo o promotor, o inquérito foi instaurado após ofício oriundo da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, solicitando providências quanto à distribuição e aplicação das vacinas contra covid-19 e informando o sumiço/desvio de 40 doses de vacinas contra covid-19 entre os meses de janeiro a abril de 2021.

Foto: Divulgação/AscomVacinas da AstraZeneca e CoronaVac
Vacinas da AstraZeneca e CoronaVac

De acordo com o promotor, a prática de desvios de vacina pode ser enqueadrada como improbidade administrativa e como crime tipificado no código penal brasileiro.

Desta forma, o promotor Márcio Giorgi instaurou inquérito civil público e solicitou ao município de Bom Jesus, administrado pelo prefeito Nestor Elvas, o quantitativo resumido das vacinas recebidas para o combate a covid-19, com suas especificações laboratoriais, no período de janeiro a abril de 2021, assim como suas respectivas distribuições nas unidades de saúde municipal.

O promotor também solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) o quantitativo de vacinas para combate a covid-19 repassadas ao município de Bom Jesus, com suas respectivas especificações laboratoriais, no período de janeiro a abril de 2021 e à Câmara Municipal de Bom Jesus informações sobre eventual sessão legislativa, processo administrativo, ou reclamação popular, que trate sobre eventuais desvios de vacinas para combate ao covid-19 no município de janeiro a abril de 2021, devendo em caso positivo remeter cópias dos documentos comprobatórios.

Outro lado

Procurado na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito Nestor Elvas não atendeu às ligações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.