Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dudu diz que pode pedir quebra de sigilo bancário de empresas do Setut

O presidente da CPI disse, nesta quinta (08), que o pedido será feito à Secretaria Municipal de Finanças.

O vereador Dudu (PT), presidente da CPI do Transporte Público de Teresina, defendeu nesta quinta-feira (08) que seja feita uma “devassa” tanto no Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) quanto no Consórcio Operacional SITT, que é responsável pelo transporte dos passageiros urbanos da Capital.

“Aqui temos todas as informações que nós pedimos, tanto para as empresas como para o poder público, mas ainda falta chegar mais. Temos muita coisa. Nós começamos agora e cada vez que a gente começa aprofundar mais a leitura dos documentos, a minha opinião pessoal se cristaliza mais ainda para que se faça uma auditoria da Secretaria de Finanças tanto do SETUT quanto do SITT, porque o SITT que é o órgão que é para controlar os consórcios da cidade, os que executam a solicitação e que delegou todos os poderes (administrativo, financeiros, representativos) para o SETUT”, afirmou o vereador Dudu.

Foto: Germana Chaves/GP1Dudu com os documentos da CPI
Dudu com os documentos da CPI

Sobre o fato do SITT ter repassado atribuições para o Setut, Dudu declarou que não existiu uma transferência de poderes juntos aos órgãos competentes. “O Setut não é um representante legal pelo contrato, pela licitação junto à prefeitura. Foi feita simplesmente uma ata, entre eles, assinada no cartório, nada mais do que isso. Não tem transferência de poderes juntos às entidades e órgãos públicos e uma ata interna virou um documento onde o Setut é o que fala ao máximo, isso está errado e eu vou pedir para a Secretaria de Finanças fazer essa devassa”, completou o parlamentar.

“Tudo o que foi negociado ao longo desses cinco anos quem falou foi o Setut e tudo foi repassado através de negociações do Setut, e eu percebo que aí há sim uma forma, que se não é ilegal, no mínimo é imoral. Mas, pelo que nós temos analisado aqui, é onde a licitação dizia que tinha que acontecer”, declarou o vereador Dudu.

Quebra de sigilo

Dudu também não descartou a possibilidade de pedir a quebra do sigilo bancário das empresas de ônibus. “Nós vamos estar analisando os dados bancários e, se eu sentir que aqui não tem as informações que a gente quer, onde o dinheiro público entrou e onde ele saiu, poderemos pedir outras ações, inclusive, a quebra de sigilo. Mas, eu espero que essas informações estejam aqui, porque nós pedimos elas oficialmente, nós já mandamos mais de cem ofícios de pedidos de informações e vamos continuar assim”, ressaltou o parlamentar.

Prorrogação do tempo de trabalho da CPI

O vereador garantiu ainda que vai trabalhar para que o relatório seja concluído antes do prazo legal, que são 120 dias. “Posso garantir ao povo de Teresina, são 120 dias, no dia 11 completamos dois meses de CPI, e garanto que vamos aqui nos debruçar para entregar este relatório antes do prazo, é um compromisso que a gente tem e nós vamos trabalhar muito, não vamos ter recesso para que a gente apresente”, reforçou.

“Eu dizia lá atrás, quando assumi o compromisso de estar presidindo a CPI que iria apresentar ao povo de Teresina, à Câmara Municipal, à CPI e a todos uma saída, e cada vez mais eu tenho a convicção de que nós vamos apresentar uma saída definitiva para o transporte público dessa cidade, para que a gente tenha transporte de qualidade”, assegurou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.