Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Promotor investiga ex-prefeita Vilma Amorim acusada de nepotismo

A portaria de instauração do inquérito civil foi publicada no dia 12 de agosto deste ano.

O Ministério Público do Estado do Piauí converteu em inquérito civil o procedimento instaurado para investigar a possível prática de nepotismo pela ex-prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, em razão da contratação do advogado Mateus Amorim Carvalho para os quadros da municipalidade. Segundo a representação, o advogado seria sobrinho da ex-gestora.

O promotor considerou para a instauração da investigação o teor da Súmula Vinculante n.º 13, do Supremo Tribunal Federal, que veda a prática do nepotismo na Administração Pública Direta e Indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nestes termos: "a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".

Foto: Divulgação/AscomPrefeita Vilma Amorim
Prefeita Vilma Amorim

Para o promotor Adriano Fontenele Santos, da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, os fatos devem ser averiguados para que sejam tomadas eventuais medidas pertinentes.

A portaria de instauração do inquérito civil foi publicada no dia 12 de agosto, no Diário Eletrônico do Ministério Público.

Outro lado

A ex-prefeita Vilma Amorim não atendeu as ligações feitas pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.