Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP não descarta hipótese de execução de entregador no Renascença

"A vertente que está preponderando é que foi um homicídio, não um latrocínio", disse Bruno Ursulino.

Um levantamento inicial realizado pela equipe de investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – descartou, pelo menos inicialmente, a possibilidade da morte do jovem entregador Jonas Machado dos Santos, assassinado nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (27), ter sido um latrocínio (roubo seguido de morte). O caso ocorreu no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, por volta de 7h.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta sexta-feira (28), o delegado Bruno Ursulino, que conduz as investigações, afirmou que a dinâmica dos fatos no local de crime reforça a hipótese mais forte para uma execução e não um assalto, que culminou na morte de Jonas Machado.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

“A gente ainda está concluindo alguns levantamentos iniciais, mas a vertente que está preponderando na nossa equipe é que foi um homicídio, não um latrocínio. Nós analisamos algumas coisas, observamos a dinâmica apresentada e não é compatível com latrocínio, é muito mais para um homicídio, pois os suspeitos o reconheceram e acabaram matando [Jonas]", pontuou.

Foto: Reprodução/FacebookJonas Machado dos Santos
Jonas Machado dos Santos

Bruno Ursulino explicou que, em tese, as características de um latrocínio são mais claras. No momento da abordagem criminosa, a vítima reage e em função disso há um contragolpe por parte do acusado, fator que não foi verificado no caso em questão. “O que acaba afastando o latrocínio é a dinâmica do fato. O latrocínio está, normalmente, ligado à reação da vítima, e na dinâmica desse crime a gente observou que não houve essa abordagem para roubar, seguida de uma reação da vítima, a gente percebe que houve uma abordagem para matar a vítima”, acrescentou.

A autoridade policial ressaltou que não verificou nenhum registro criminal em nome da vítima e aguarda, também, laudos periciais para serem acrescentados ao inquérito.

Entenda o caso

Um jovem de 21 anos, identificado como Jonas Machado dos Santos, foi assassinado com quatro tiros na manhã desta quinta-feira (27), por volta de 7h. A informação inicial é que o crime ocorreu, após a vítima ter tentado fugir de um assalto no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina. Jonas Machado trabalhava como entregador em um mercadinho e estava indo para o trabalho, quando foi assassinado.

De acordo com o 2º sargento Josafá, do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, a vítima estava de bicicleta e tentou fugir de dois criminosos que estavam realizando assaltos, momento em que os bandidos efetuaram os disparos. Jonas foi atingido com quatro tiros, dois nas costas, um no braço e outro na cabeça.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.