Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gilberto Albuquerque alerta para aumento de casos de covid até fevereiro

Além da pandemia, os profissionais da saúde também lidam com síndromes gripais, como a H3N2.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, alertou nessa sexta-feira (28) para o aumento de casos de covid-19 e a lotação hospitalar de Teresina, que deve seguir até o mês de fevereiro.

Em entrevista ao GP1, Gilberto Albuquerque explicou que o sistema de saúde da Capital está com hospitais lotados e mesmo com a abertura de leitos, o pico de casos positivos deve se estender por um mês, chegando até fevereiro. Além da pandemia, os profissionais da saúde também lidam com síndromes gripais, como a H3N2.

Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“O sistema de saúde está todo lotado, hospitais, UBS, centros de testagens, os leitos Covid. Aqui as UTIs estão lotadas, a Sesapi está fazendo abertura de leitos e onde se abre leitos para covid é preciso tirar das outras doenças. Nós estamos no pico, nós vamos passar esse sufoco por cerca de um mês. Agora não é só covid, também estamos com as síndromes gripais e ainda temos a H3N2”, disse o presidente da FMS.

Aumento de leitos

Devido a situação delicada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), reforçou o número de leitos de covid-19, chegando a ter 84 leitos na Capital. A reorganização acontece devido ao aumento de casos de covid-19.

Os leitos estarão no Hospital do Monte Castelo, Hospital Miguel Couto, Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi. Ao todo, serão 20 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 64 leitos clínicos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.