Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Prefeitura de Floriano realiza Dia D de prevenção ao câncer de útero

A ação faz parte da campanha “Te cuida, mulher!” de prevenção ao câncer de mama e útero.

No último sábado (22), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o dia D de prevenção e combate ao câncer de colo do útero com um mutirão de exames preventivos em todas as unidades de saúde da zona urbana. O prefeito Antônio Reis, acompanhado da primeira-dama, Carmélia de Almeida Reis, da secretária de Saúde, Caroline Reis e equipe, visitaram algumas UBSs que atenderam mulheres florianenses.

O atendimento foi direcionado a mulheres entre 25 e 64 anos de idade. “Neste mês tão importante de campanha do Outubro Rosa reforçamos os cuidados que as mulheres devem ter durante todo o ano”, disse Caroline Reis.

Foto: Divulgação/AscomDia D contra ao câncer de útero em Floriano
Dia D contra ao câncer de útero em Floriano

Em dados compilados da ação, foram realizadas rodas de conversas, além da coleta de 290 exames papanicolau e 133 solicitações de mamografias.

A ação do sábado faz parte da campanha “Te cuida, mulher!” de prevenção ao câncer de mama e útero, que vai ocorrer durante todo o mês de outubro. A proposta é chamar a atenção para os cuidados que a mulher florianense deve ter na prevenção do câncer mais prevalente em todo o mundo, que é o de mama.

Os especialistas reforçam que o autoexame é importante, mas que é a mamografia o principal exame para detectar o câncer de mama na fase inicial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o autoexame é indicado como autoconhecimento em relação ao próprio corpo, mas não deve substituir os exames realizados ou prescritos pelo médico, já que muitas lesões, ainda pequenas, não são palpáveis.

A recomendação geral das sociedades médicas é a de que, a partir dos 40 anos, as mulheres realizem a mamografia anualmente. O estilo de vida saudável reduz o risco de desenvolver câncer. O álcool é um fator de risco.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.