Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governo do Piauí lança 71ª edição da Expoapi no Parque de Exposições

O evento acontece de 4 a 11 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina.

Alef Leão/GP1 1 / 14 Autoridades no lançamento da Expoapi 2022 Autoridades no lançamento da Expoapi 2022
Divulgação/Ascom 2 / 14 Autoridades presentes no lançamento da Expoapi Autoridades presentes no lançamento da Expoapi
Divulgação/Ascom 3 / 14 Lançamento da Expoapi Lançamento da Expoapi
Alef Leão/GP1 4 / 14 André Nogueira André Nogueira
Alef Leão/GP1 5 / 14 André Nogueira, presidente da APCZ André Nogueira, presidente da APCZ
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Renato Berger Renato Berger
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Júlio César Júlio César
Alef Leão/GP1 8 / 14 Lançamento da Expoapi 2022 Lançamento da Expoapi 2022
Alef Leão/GP1 9 / 14 André Nogueira ao lado de Georgiano Neto no lançamento da Expoapi 2022 André Nogueira ao lado de Georgiano Neto no lançamento da Expoapi 2022
Alef Leão/GP1 10 / 14 Georgiano Neto Georgiano Neto
Alef Leão/GP1 11 / 14 Deputado João Mádison Deputado João Mádison
Alef Leão/GP1 12 / 14 Jonas Moura Jonas Moura
Alef Leão/GP1 13 / 14 Castro Neto Castro Neto
Alef Leão/GP1 14 / 14 Pessoinha no lançamento da Expoapi 2022 Pessoinha no lançamento da Expoapi 2022

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (28), a 71ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O evento acontece de 4 a 11 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR 343, em Teresina.

O secretário de Agronegócio Jonas Moura ressaltou a expectativa da organização para mais esta edição da Expoapi. "Agradecer a participação e colaboração de todos. Todos falaram em números, em dados, mas nossa expectativa é de realizarmos a maior feira esse ano, com bandas, um espaço preparado com muita segurança. Teremos leilões que movimentam a nossa economia", ressaltou Jonas Moura.

Referência para o Brasil

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, destacou a importância do evento a nível e nacional e internacional e agradeceu as parcerias alcançadas ao longo dos anos.

“A Expoapi hoje é referência para o Brasil. Nós temos aqui animais que se consagraram nacionalmente, exportando material genético para outros países e isso desperta interesse de investidores, de criadores de todo o Brasil. É importante dizer que um evento dessa envergadura, um evento desse tamanho, não se faz sozinho, nós temos grandes parceiros aqui que nos ajudam a tornar a Expoapi essa gigante do agronegócio brasileiro”, comemorou André Nogueira.

Mercado competitivo

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (FAEPI), deputado federal Júlio César, lembrou que a agropecuária é responsável por contribuir com o aumento do PIB do Piauí e do Brasil.

“Na pecuária hoje temos um rebanho conhecido no Brasil todo pela sua qualidade, que é vendido em todos os estados brasileiros através de feira e exposição que participamos, bem como a produção agrícola, que cresce, é mais competitiva, tem o maior percentual de crescimento no Piauí e no Brasil e temos certeza que o nosso setor é o que mais tem contribuído para o aumento da renda per capita, do PIB do Piauí e do PIB do Brasil”, ressaltou Júlio César.

Parceria com a Prefeitura de Teresina

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Berger, representou a Prefeitura de Teresina no lançamento oficial da Expoapi e destacou a parceria do órgão com o evento.

“A prefeitura sempre foi parceira e nessa edição não seria diferente. É um evento importantíssimo. A Semel vai trazer ainda atividades lúdicas para as crianças, inclusive o trenzinho, que estará passeando com a garotada. O prefeito Dr. Pessoa pediu que tudo aquilo que a gente puder ajudar na Expoapi, a gente fizesse”, afirmou Renato Berger.

200 mil pessoas devem passar pelo evento

O pecuarista e deputado estadual João Mádison, que também é um dos organizadores do evento, afirmou que a expectativa é receber mais de 200 mil pessoas durante a realização da 71ª edição da Expoapi.

“Nós fazemos isso com muito amor. São mais de 200 mil pessoas que passam aqui durante os 8 dias. Vamos ter uma vaquejada com muitas pessoas de fora, leilões, pessoas que se prepararam durante o ano todo para colocar suas barraquinhas. Isso mostra como a pecuária também atrai outros dividendos. Essa exposição vai marcar a história da nossa pecuária. Aqui também terá várias palestras de pessoas de outros locais que vão trazer novidades da tecnologia”, frisou João Mádison.

O deputado estadual também pediu apoio do governador eleito Rafael Fonteles para que o setor pecuário continue a se desenvolver no estado do Piauí.

“Confiamos muito que com o governador Rafael Fonteles possamos ter um apoio maior para a nossa pecuária. Precisamos recuperar nossas estradas no Cerrado, precisamos dar uma nova estrutura para aquela região. Precisamos também investir no Médio Parnaíba que vem ganhando terreno no plantio da soja e na criação de gado. Vai ser criada uma nova secretaria onde nosso amigo Fábio Abreu será secretário junto com o Fábio Xavier no Agronegócio. Que nós possamos estar juntando forças, mas que cada um possa estar trabalhando no seu setor sem que haja aquela confusão de posições. Nós queremos que isso possa ser colocado na prática, que saia da teoria e que o governo invista na tecnologia, em laboratórios na universidade estadual. Queremos uma estrutura maior no estado do Piauí”, pediu Mádison.

Segurança

João Mádison esclareceu ainda que os cuidados com a covid-19 serão reforçados e que todo um esquema de segurança foi montado para garantir a tranquilidade no evento.

“Sabemos que aqui é um local aberto, mesmo assim vamos pedir aquelas pessoas mais velhas que possam estar usando sua máscara. Vamos colocar nas entradas do parque. Sabemos que a covid-19 é um pouco mais fraca, mas é importante que a gente possa estar tomando todas medidas de prevenção e pedir que as pessoas se vacinem. Estaremos também com ambulância e pessoas da Secretaria de Saúde, dando toda a cobertura. E o policiamento será reforçado pelo comandante da Polícia Militar, que tem nos dado todas as condições”, completou João Mádison.

Calendário oficial dos piauienses

O deputado estadual Georgiano Neto também participou do lançamento da Expoapi garantiu que o evento já está no calendário dos piauienses e também de todos os brasileiros.

"Um momento importante do nosso estado, uma exposição que já está no calendário oficial dos piauienses, dos nordestinos e também dos brasileiros. É a maior feira do Nordeste que vai receber expositores de vários estados da região. E o sentimento que aqui também possa propiciar importantes negócios", explanou Georgiano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.