Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conselho de Arquitetura diz que pode colaborar com perícia no Coco Bambu

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí lamentou ainda o acidente de grandes proporções.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) afirmou, por meio da nota, no início da tarde desta quarta-feia (21) que poderá colaborar com as perícias técnicas necessárias para confirmar causas da explosão, que destruiu o restaurante Vasto e atingiu o Coco Bambu, na Rua Joca Vieiro, bairro Fátima, zona leste de Teresina.

De acordo com o Conselho, em situações como a registrada em Teresina nesta manhã “é dever natural das instituições que atuam na área de construção reforçarem a importância das boas práticas de construção e manutenção de todos os itens de segurança nos empreendimentos, seja nas áreas elétricas, hidráulicas, distribuição de gás, saídas de emergência, dentre outros”, diz trecho da nota.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí lamentou o acidente e se solidarizou com os funcionários e administradores dos empreendimentos atingidos pela forte explosão.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O CAU/PI lamenta o ocorrido na manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro de 2022, no restaurante VASTO e Coco Bambu no bairro Fátima, em Teresina. Neste momento, nos solidarizamos com empresários, empreendedores e funcionários prejudicados e comemoramos o fato da explosão não resultar em mortes.

Quando tragédias como essa ocorrem, é dever natural das instituições que atuam na área de construção reforçarem a importância das boas práticas de construção e manutenção de todos os itens de segurança nos empreendimentos, seja nas áreas elétricas, hidráulicas, distribuição de gás, saídas de emergência, dentre outros.

É válido ressaltar também a todos os cidadãos, a importância em contratar profissionais devidamente registrados e habilitados para projetar e executar serviços técnicos, seja em empreendimentos comerciais ou residências, o que permite apurar responsabilidades.

O CAU/PI alerta ainda, que em casos como a explosão ocorrida na manhã desta quarta-feira em Teresina, cidadãos da redondeza prejudicados devem procurar profissionais habilitados para avaliar danos sofridos para emissão de laudos técnicos que possam garantir a integridade do imóvel bem como posteriormente servir de base legal para a busca das responsabilidades e direitos inerentes.

O CAU/PI também chama a atenção da sociedade para o fato de que, em imóveis antigos, a inspeção e a manutenção devem ser ainda mais rigorosas, a fim de evitar que acidentes de proporções iguais ou maiores ocorram. O CAU/PI segue à disposição dos demais órgãos públicos para colaborar com as perícias técnicas necessárias para confirmar causas da explosão.

A tragédia

Os restaurantes Vasto e Coco Bambu, localizados na Rua Joca Vieira, zona leste de Teresina, ficaram destruídos após uma explosão registrada por volta das 6h30 desta quarta-feira (21). A principal hipótese levantada até o momento é que um vazamento de gás possa ter ocasionado o acidente, que provocou diversos estragos em outros estabelecimentos da região.

Um funcionário do Grupo Coco Bambu, identificado como Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, que estava no local no momento da explosão, ficou ferido, com queimaduras em mais de 50% do corpo, sobretudo, nos membros superiores. Ele foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e segue internado nesta quarta-feira.

Todos os estabelecimentos situados na Rua Joca Vieira, em um espaço de 200 metros, foram atingidos. Em função da onda sonora de alta intensidade causada pela explosão, demais imóveis localizados na Avenida Dom Severino também tiveram suas fachadas de vidro danificadas e a cobertura do forro de gesso foi abaixo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.