Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nouga Cardoso defende retorno das aulas presenciais em Teresina

Segundo o secretário, as escolas municipais já estão preparadas para o retorno às aulas presenciais.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, defendeu em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (15), o retorno das aulas presenciais na modalidade híbrida no município de Teresina. Conforme o secretário, as escolas municipais de Teresina já estão preparadas para o retorno às aulas, no entanto, há um artigo no decreto do Governo do Estado que impossibilita a retomada das atividades presenciais.

“Desde o dia 7 de fevereiro que nós já estávamos preparados para o retorno de aulas presenciais e não retornamos por causa da força do decreto. Houve uma reunião do Ministério Público, principalmente para extrair do COE Estadual e do COE Municipal uma orientação conjunta a partir daqueles especialistas para dar um norte sobre a real situação da covid-19 no estado do Piauí. De acordo com o entendimento do COE Estadual e Municipal em reuniões anteriores, eles afirmavam no Ministério Público sobre a possibilidade desse retorno das aulas nas escolas públicas, tanto municipal quanto estadual, a depender de uma mudança no decreto governamental porque o decreto governamental no seu artigo 2 diz que toda vez que o número de leitos de UTI ultrapassar a ocupação de 50% as aulas presenciais deveriam ser suspensas. Então somente a mudança desse artigo naquele decreto vai permitir que as aulas retornem”, explicou Nouga Cardoso.

Foto: Lucas Dias/GP1Nouga Cardoso
Nouga Cardoso

Nouga Cardoso defendeu o retorno das aulas presenciais na modalidade híbrida e afirmou que novas reuniões serão feitas para avaliar a modificação do decreto estadual. “Nós estamos propondo o retorno das aulas presenciais era nos mesmos moldes que a gente concluiu o ano de 2021. Então a todos que acompanham o desenvolvimento da educação no município de Teresina sabe que a Semec, no final do ano de 2021, trabalhou com ensino híbrido, em que 50% das turmas se alternavam nos dias. Então essa é a previsão de retorno inicial, era de um retorno híbrido com 5% da comunidade escolas dentro das escolas. Nessas condições acreditamos que a gente tem essas condições sanitárias para iniciar dessa forma e acompanharmos a evolução até o momento em que teremos todos os alunos ao mesmo tempo dentro dessas unidades escolares. Eu já tinha me reunido com a Promotoria, hoje vai ter uma reunião com o secretário estadual de educação, mas lembrando, nós como secretários levamos a informação de como estão as escolas e se pode retornar ou não e o retorno ou não depende da autorização dada pelo decreto governamental tanto do município como do estado”, ressaltou o secretário de Educação.

Famílias desabrigadas

Em relação as famílias que estão sendo abrigadas nas escolas do município, o secretário Nouga Cardoso disse que as atividades nessas escolas devem continuar remotas até a desocupação desses locais. “A gente atendeu a questão da calamidade pública, é uma questão social, importante, que a prefeitura não pode fechar os olhos para isso. Caso persista com essas pessoas nesse ambiente escolar, para aquelas unidades específicas nós vamos continuar com atividades remotas até que sejam desocupadas para que possamos voltar com as aulas presenciais”, completou Nouga Cardoso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.