Fechar
GP1

Altos - Piauí

Prefeito Maxwell da Mariinha anuncia reajuste de 50% para docentes

O anúncio do reajuste salarial aconteceu em reunião com a categoria no Centro Administrativo de Altos.

Alef Leão/GP1 1 / 8 Prefeito Maxwell da Mariinha Prefeito Maxwell da Mariinha
Alef Leão/GP1 2 / 8 Reunião contou com a presença do prefeito de Altos, Mariinha Reunião contou com a presença do prefeito de Altos, Mariinha
Alef Leão/GP1 3 / 8 Centro Administrativo de Altos Centro Administrativo de Altos
Alef Leão/GP1 4 / 8 Centro Administrativo do município de Altos Centro Administrativo do município de Altos
Alef Leão/GP1 5 / 8 Secretária Municipal da Educação de Altos, Sônia Lira Secretária Municipal da Educação de Altos, Sônia Lira
Alef Leão/GP1 6 / 8 Secretária de Educação de Altos conversa com servidores Secretária de Educação de Altos conversa com servidores
Alef Leão/GP1 7 / 8 Maxwell da Mariinha Maxwell da Mariinha
Alef Leão/GP1 8 / 8 Reunião contou com grande número de servidores Reunião contou com grande número de servidores

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (7), no Centro Administrativo do município com a categoria docente com o objetivo de discutir a nucleação das escolas da zona rural do município e o reajuste salarial da categoria.

Em entrevista ao GP1, Maxwell da Mariinha comentou sobre a importância da valorização dos professores. Com reajuste previsto para 33,24%, o mandatário aproveitou a ocasião para anunciar que realizará o pagamento no valor de 50%, portanto, acima da previsão. “Hoje é discutido os 33% de reajuste salarial e nós do município de Altos conseguimos a possibilidade de valorizar mais ainda os nossos professores efetivos com aumento de 50%", disse Maxwell.

Professora Ivanete Cardoso, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altos (Sindserm), comemorou o reajuste e afirmou que o município de Altos irá figurar na lista dos maiores reajustes dos docentes no Piauí. “Acho que no Piauí será uma das cidades mais valorizadas em termos de reajuste. Ontem mesmo estive em Teresina no encontro de presidentes de Sindicatos em que falamos que houveram cidades que nem poderão conceder os 33,24% que é o que foi dado pelo Presidente da República. Então 50% foi uma valorização de alto nível e de alta qualidade”, disse a sindicalista, que completou exaltando a parceria entre o executivo municipal e a categoria. “A cidade só vai crescer com essa valorização, e a gente só agradece ao prefeito Maxwell, pois o sindicato é isso, é parceria, é diálogo e conversa", finalizou professora Ivanete.

Nucleação das escolas na zona rural de Altos

Altos está desenvolvendo um projeto de nucleação das escolas, que consiste na criação de polos na zona rural do município para o alunado, a fim de que o ensino não aconteça de forma multisseriada, quando um único docente é responsável por dar aula para alunos de séries diferentes, na mesma sala. Hoje, com 23 escolas nesta situação, a prefeitura pretende igualar a educação ofertada na zona urbana e rural da cidade.

“Antigamente, se fazia uma educação paliativa, muitas salas de aula multiseriadas. Nós contamos hoje com 23 escolas nas zonas rurais, todas elas multiseriadas, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Acredito que para a gente acompanhar um ano a gente tem dificuldade, agora imagine em um período de um ano o aluno acompanhar 3 a 4 séries”, disse Maxweel.

O prefeito completou que o aluno da região urbana tem uma matéria de 800 horas anual, essa mesma matéria na região rural, ele vai estar perdendo de 300 a 400 horas. "Eu não acho justo fazer uma educação sem obedecer a uma qualidade de ensino. O que eu quero proporcionar à educação de Altos é que a mesma educação que é inserida na região urbana alcançe também a zona rural”, finalizou.

Sônia Lira, secretária de educação de Altos ressaltou a necessidade modificações no sistema de ensino municipal.

"O aluno quando começou a pandemia estava no 4º ano, ele não reprovou, a lei garante isso para ele. Ele passou pelo 5º, 6º e chegou no 7º sem saber ler e escrever e isso é grave. Então de que forma, prefeito, nós vamos fazer? O Maxwell já sinalizava quando assumi, fazermos a nucleação [..] quando eu comecei a estudar com um técnico de nome, um homem que já fez esse trabalho o Hans, aí o Prefeito fez com que eu entendesse que para dar uma qualidade no ensino agora, temos que fazer mudanças", disse Sônia Lira.

Ainda na reunião, foi discutida a implementação do modelo de escolas cívico-militares em Altos. O município foi contemplado neste ano pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação. Através da modalidade de ‘Recursos’, o município receberá recursos advindos da União e, de acordo com o prefeito, a escola Antônio Inácio de Oliveira será o carro-chefe da proposta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.