Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semec suspende aulas na Escola Monteiro Lobato após denúncia de estupro

A suspensão ocorreu após um professor ser acusado de abusar sexualmente de um aluno de 9 anos.

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), em reunião com a comunidade escolar da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no loteamento São Francisco, região da Vila Palitolândia, zona sul de Teresina, informou que “repudia toda e qualquer forma de violência e que já afastou o professor acusado de cometer “estupro” contra uma criança nas dependências da unidade.

Durante a reunião, o secretário, professor Nouga Cardoso, anunciou a suspensão das aulas presenciais. A Semec vai discutir novas decisões, dentre elas, segurança, atendimento aos pais e estudantes. A reunião contou com a presença de um grande número de pais e responsáveis por alunos, de professores, pedagogos, conselho tutelar, guarda municipal, conselho escolar, associação de moradores e representantes da OAB. O Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foi convidado, mas não compareceu.

Foto: Alef Leão/GP1Secretário de Educação, Nouga Cardoso
Secretário de Educação, Nouga Cardoso

Os pais solicitaram junto à Semec que divulgasse o nome do professor acusado, porém, seguindo as determinações do DPCA, o processo tramita em segredo de justiça que baseia-se em manter sob sigilo informações de processos judiciais ou investigações policiais, e deve ocorrer apenas em casos excepcionais. No caso de crianças e adolescentes, há diversas normas que garantem o direito a proteção à privacidade do menor. “Temos que seguir a determinação do DPCA. Não temos autorização para divulgar o nome da criança ou professor afastado”, ressaltou o assessor jurídico da Semec, Antônio Meneses.

A Semec esclarece, ainda, que os pais da criança/vítima não procuraram a escola ou a secretaria para informar ou denunciar sobre o ocorrido. A família optou por fazer a denúncia diretamente junto a Policia Civil que não notificou a secretaria de imediato. Somente no dia 4 de abril, a direção da escola tomou conhecimento dos fatos ao receber uma visita de três policiais que recolheram fotografias de professores e o aparelho de gravação de filmagem da escola.

Alguns professores já prestaram depoimento em oitivas e têm colaborado com todo o trabalho de investigação. A Semec lamenta ocorrido e ressalta que alguns professores estão sendo acusados de forma leviana, causando sérios problemas na comunidade, como é o caso dos professores Joanilson Oliveira que através de grupo de WhatsApp teve sua imagem divulgada. O professor encontra-se internado, pois sofre de problemas cardíacos e durante a reunião com a comunidade passou mal e teve que ser socorrido pelo Samu. E a professora Helen Brito, pedagoga que vem sendo acusada de omissão, juntamente com a direção da escola. “São inverdades que estão colocando em risco as vidas de pessoas inocentes. São professores que moram na comunidade e que têm uma boa trajetória de trabalhos desenvolvidos junto a escola. Não podemos jogar pedras em inocentes. O professor investigado não mora na comunidade”, acrescentou Antônio Meneses.

Entenda o caso

Um professor, que não teve a identificação revelada, foi afastado após ser acusado de abusar sexualmente de um menino de 9 anos. O caso aconteceu na Escola Municipal Monteiro Lobato, no último dia 20.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.