Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sintetro fecha acordo com Setut e paralisação é suspensa em Teresina

Foi realizada na manhã de hoje uma reunião entre motoristas, cobradores, empresário e a prefeitura.

A desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) se reuniu com motoristas, cobradores de ônibus, empresários e a Prefeitura de Teresina na manhã desta quarta-feira (25), e conseguiu fechar um acordo entre as partes para garantir o pagamento em dia dos salários dos trabalhadores, evitando mais uma grave dos motoristas e cobradores na Capital.

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, contou que a classe trabalhadora e a patronal assinaram um aditivo com relação ao pagamento que está em atraso desde o dia 20. Segundo ele, a Prefeitura de Teresina também fez sua parte determinando a data dos repasses para o Setut.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio Cardoso, presidente do Sintetro
Antônio Cardoso, presidente do Sintetro

“Foi assinado o aditivo com relação ao adiantamento do dia 20, e a prefeitura também fez o papel que cabia a ela, de determinar uma data de pagamento ao Setut. Então eu espero que não haja mais nenhum problema, nenhuma surpresa mais por parte do Setut, no caso das empresas no sentido de não fazer o que está na convenção”, falou o presidente.

Ainda de acordo com Antônio Cardoso, a categoria está de olhos abertos para detectar qualquer irregularidade que prejudique os trabalhadores. "Todas as irregularidades que acontecerem daqui para frente a gente vai procurar fiscalizar e estar levando ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho e, possivelmente, à Delegacia do Trabalho por alguma irregularidade que vier a acontecer com relação a nossa convenção, até porque têm algumas irregularidades acontecendo, mas a gente vai se precaver agora fazendo as denúncias no Ministério Público do Trabalho e na Delegacia do Trabalho. Com relação a paralisação, a gente acredita que em eles cumprindo o que está dentro da convenção não haverá mais nenhum empecilho nesse sentido, porque nunca foi desejo nosso fazer manifestação ou greve. A gente sempre procurou o diálogo e a forma mais correta de resolver a situação", finalizou o sindicalista.

Entenda o caso

A possibilidade de paralisação das atividades surgiu ainda na semana passada, quando o Setut informou aos motoristas e cobradores de ônibus que não realizaria o pagamento da segunda parcela do salário da categoria, que é realizado a cada 15 dias.

Os empresários alegaram que não tinham recebido um repasse de R$ 850 mil da Prefeitura de Teresina, que seria o dinheiro usado para pagar os trabalhadores. Por esse motivo, motoristas e cobradores passaram a se mobilizar, a fim de resolver a situação que, por fim, foi pacificada nesta quarta-feira (25).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.