Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Maio Amarelo: Strans investe na educação de crianças e adolescentes

O encerramento da campanha que este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas” acontece neste sábado.

Criado em 2014, o movimento do Maio Amarelo visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas” e em Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizou várias ações durante todo o mês.

O GP1 conversou com o gerente de Educação no Trânsito da Strans, o major Reginaldo Canuto, que falou sobre a campanha e destacou que o trabalho deve ser feito, principalmente, com crianças e adolescentes. “O Maio Amarelo é justamente um movimento nacional e até internacional que objetiva a conscientização da sociedade para a prevenção dos acidentes que podem causar lesão temporária, permanente ou até fatal. Eu sou professor da universidade, sou professor do curso de Direito e eu acredito que devemos trabalhar com a criança e o adolescente, que ainda não está contaminado. Por isso, eu acredito que a gente fazendo palestras para esse público, trabalhando esse público, ele pode introjetar com um valor realmente real. E aí nós vamos colher frutos a médio e longo prazo para não cometer a inflação, para não utilizar o celular deslocamento, obedecer a sinalização do semáforo”, afirmou.

Foto: Alef Leão/GP1Reinaldo Canuto, Gerente de Educação do Trânsito da STRANS
Reinaldo Canuto, Gerente de Educação do Trânsito da STRANS

“A gente trabalha aqui no Piauí com o PVT, Programa Vida no Trânsito, que são vários parceiros, tanto do estado, município e sociedade. Tem a Secretaria Estadual de Saúde, tem a Polícia Militar, através do BPTran, do BPRE, tem o SAMU, Fundação Municipal de Saúde, tem a Polícia Rodoviária Federal, todos esses SEST/SENAT e a STRANS que coordena a nível do município de Teresina”, explicou Reginaldo Canuto.

Ainda de acordo com o gerente de Educação no Trânsito durante o mês foram realizadas de duas até três ações em um mesmo dia. “Nesse mês todinho fizemos várias campanhas, às vezes duas, três. Entre as muitas que nós fizemos eu posso destacar, por exemplo, as ações interventivas educativas de trânsito. A gente não trabalha mais com a terminologia blitz de educação de trânsito porque blitz remonta à fiscalização. O código de trânsito estabelece três vieses: a fiscalização, a engenharia e a educação e nós fizemos essas intervenções, uma em cada área. Na zona norte, na Santa Maria da Codipi, na zona sudeste, no Dirceu, na zona sul em frente à Avenida Pedro Freitas em frente a ao prédio da sede da STRANS”, completou Reginaldo Canuto.

Foto: Alef Leão/GP1Reinaldo Canuto, Gerente de Educação do Trânsito da STRANS
Reinaldo Canuto

Reginaldo Canuto ressaltou ainda que o trabalho de conscientização é feito todos os meses do ano, e não somente em maio, principalmente nas escolas. “Nós estamos fazendo uma revolução silenciosa nesse aspecto da educação de trânsito atuando, principalmente, nas escolas da secretaria municipal da Educação. Nós temos uma parceria com a SEMEC e toda semana nós temos palestras nas escolas municipais, mas também quando solicitado nós temos palestras em escolas particulares e empresas”, pontuou.

O encerramento da campanha vai acontecer, nesse sábado (28), no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, a partir das 16h. “Nós vamos concluir a programação na zona leste onde vão estar todos os parceiros do PVT. Vamos ter um passeio ciclístico chamando a atenção para utilização do modal bicicleta que vai desafogar o trânsito, além de promover a qualidade de vida com menos poluição no meio ambiente”, destacou o major Reginaldo Canuto.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Maio Amarelo
Maio Amarelo

O evento será aberto e gratuito a população e ciclistas terá início com um Passeio Ciclístico com largada prevista para acontecer às 17h, as inscrições dos participantes iniciam às 16h, com a saída na Avenida Raul Lopes na Ponte Estaiada, com o trajeto do percurso do Passeio Ciclístico passando pela Avenida Cajuína, Ponte Wall Ferraz, Avenida Padre Florêncio Lecchi, Avenida marechal Castelo Branco, Ponte Juscelino Kubitscheck e chegada na Avenida Raul Lopes, retornando ao Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Ao fim do Passeio Ciclístico terá sorteio de brindes aos participantes inscritos no Passeio. O encerramento do evento está previsto para às 20h.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.