Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lei cria programa de fisioterapia e terapia para idosos em Teresina

Programa tem como público-alvo idosos atendidos por projetos de assistência social da prefeitura.

Uma lei de autoria da vereadora Pollyanna Rocha (PV) e do vereador Luiz Lobão (MDB), sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), instituiu em Teresina o Programa de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para Idosos. O texto foi publicado no Diário Oficial do Município nessa quinta-feira (05).

“Fica instituído no Município de Teresina, o ‘Programa de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para Idosos’, na forma desta Lei, para contribuir, em especial, nas medidas de prevenção de doenças nos idosos, bem como na reabilitação e manutenção de sua saúde”, consta no Art. 1º da Lei Nº 5.739/2022.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa
Lei foi sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa

O programa tem como público-alvo os idosos atendidos através de atividades e projetos de assistência social desenvolvidas pela prefeitura e instituições de saúde de Teresina.

São objetivos do programa: proceder à assistência e a reabilitação da saúde do idoso; buscar o restabelecimento de condições de vida satisfatórias ao idoso após patologias que eventualmente se manifestem; e promover ações de educação em saúde, considerando suas limitações.

Fisioterapia

As ações específicas e objetivos ligados à fisioterapia são: prevenir, manter ou reabilitar as disfunções dos sistemas nervoso, osteomuscular, circulatório respiratório e urinário; prevenir, manter ou reabilitar lesões da pele, tais como: escaras e queimaduras; prevenir, manter ou reabilitar perdas da massa óssea e muscular, promovendo uma melhora nas articulações, força e marcha, evitando quedas; favorecer o menor uso de medicamentos tratando a dor; tratar os quadros inflamatórios, osteodegenerativos, as sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) e os quadros degenerativos (Parkinson e Alzeheimer), proporcionando uma desaceleração da patologia; e orientar cuidadores quanto à forma mais adequada de assistência.

Terapia ocupacional

Já os objetivos das ações ligadas à terapia ocupacional são: desenvolver o grau máximo de independência funcional do idoso no cotidiano, readaptando as atividades de vida diária, por meio de adaptações de suas tarefas e utensílios pessoais; adequar ambientes, organizando o espaço de vida do idoso, buscando o máximo de independência com garantia de segurança, evitando acidentes; prevenir, manter ou reabilitar perdas das funções cognitivas; prevenir e tratar das alterações psicoemocionais e sociais; ressignificar o tempo, agora, livre com atividades que sejam significativas e garantam o sentimento de utilidade restabelecendo sua autonomia; desenvolver, juntamente com o idoso e/ou cuidadores, um cotidiano funcional, garantindo uma melhor qualidade de vida independentemente de suas limitações; e orientar cuidadores quanto à forma mais adequada de assistência ao idoso.

Para execução do programa, o Município de Teresina poderá celebrar convênios, acordos ou outros instrumentos jurídicos com instituições públicas e privadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.