Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa e Cristiane Britto lançam obra da Casa da Mulher em Teresina

A obra foi licitada no valor de R$ 5,4 milhões com recursos do Governo Federal, obtidos pela SAAD Centro.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Lançamento da obra da Casa da Mulher Lançamento da obra da Casa da Mulher
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12 Autoridades presentes no evento Autoridades presentes no evento
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Membros da administração da Prefeitura de Teresina no lançamento Membros da administração da Prefeitura de Teresina no lançamento
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Secretária Gabriela Rodrigues Secretária Gabriela Rodrigues
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 Superintendente da SAAD Centro, Roncali Filho Superintendente da SAAD Centro, Roncali Filho
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 Ministra Cristiane Britto Ministra Cristiane Britto
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Deputada Margarete Coelho Deputada Margarete Coelho
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Senadores Eliane Nogueira e Elmano Férrer Senadores Eliane Nogueira e Elmano Férrer
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Margarete Coelho e Cristiane Britto Margarete Coelho e Cristiane Britto
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Autoridades no evento Autoridades no evento
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Lançamento da obra da Casa da Mulher em Teresina Lançamento da obra da Casa da Mulher em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, juntamente com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (SAAD Centro), realizaram nesta sexta-feira (24) o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira. A solenidade ocorreu na Avenida Roraima, bairro Aeroporto, zona norte da Capital.

Segundo o chefe do executivo municipal, o atendimento às mulheres é uma das pautas que foram defendidas durante sua campanha em 2020 e com o lançamento da obra, a Prefeitura de Teresina pode reforçar a demanda.

“Essa pauta está no meu Plano de Governo e possui todos os ingredientes do funcionamento da casa, com o seu objetivo. É uma satisfação enorme ter a ministra aqui, é uma alegria e, lógico, contando com o aval do presidente Jair Bolsonaro. Aqui é uma casa para mulheres vulneráveis, vítimas de agressão, estamos com a estrutura provisória, mas tem toda a infraestrutura dos outros órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Poder Executivo, para dar um acompanhamento dessas pessoas para que essas mulheres não sejam jogadas novamente na vulnerabilidade. Aqui estamos de portas aberta para qualquer um que queira trazer benefício para a capital do estado do Piauí”, declarou o prefeito.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Gabriela Rodrigues, pontuou, durante o evento, que a Casa da Mulher Brasileira é um marco importante para Teresina, que visa reforçar o enfrentamento à violência de gênero e que vai trazer uma agilidade ao atendimento às vítimas de agressões.

“É um marco histórico, importantíssimo para cidade de Teresina e para todas as mulheres à respeito ao enfrentamento à violência de gênero. A Casa da Mulher Brasileira, através do lançamento da pedra fundamental, ela vem fortalecer esse combate e cada vez mais, mudar essa cultura que acaba fortalecendo as práticas de agressões. Hoje, nós estamos muito felizes por estar aqui e eu não poderia também deixar de ressaltar essa articulação e mobilização para que esse momento se tornasse realidade. Então a importância de ter esse centro é que a mulher vítima de agressão não vai precisar ir em vários lugares e acabar contando toda a sua história novamente, aqui ela vai se sentir segura e ter a certeza de que ela vai sair tendo apoio”, destacou a secretária.

A ministra Cristiane Britto, que já participou na manhã de hoje da entrega de veículos para o Conselho Tutelar, reforçou as funções da Casa da Mulher em Teresina e teceu elogios a rede de combate à violência contra a mulher no Piauí e também para o Tribunal de Justiça que se comprometeu a colocar uma Vara de Medidas Protetivas no local.

“Que nós acreditamos que pode ser a saída para aquela mulher que sofreu da violência. Nós reformulamos esse projeto, essa tipologia que vai ser construída aqui em Teresina, por exemplo, é uma tipologia que não existia antes do governo Bolsonaro, é a tipologia que vem se adequar a realidade das mulheres de Teresina. Aqui, a mulher vai chegar, ela vai receber assistência do Poder Judiciário, ela vai encontrar uma delegacia especializada, ela vai receber capacitação e qualificação, assistência social, seu filho também vai ter um espaço com a brinquedoteca e um atendimento humanizado para eles, enfim, é um lugar para mulher chegar e não ficar mais peregrinando por vários órgãos, buscando ajuda para sair do ciclo da violência. Eu sei que a rede aqui, desse estado, funciona muito bem e é lamentável a gente não ter uma Casa da Mulher Brasileira, porque ela só funciona bem quando essa rede está funcionando de forma integrada. Também me emocionei muito com o comprometimento do Tribunal de Justiça, de trazer para dentro dessa casa, uma Vara de Medidas Protetivas para as mulheres”, disse a ministra durante o evento.

Valor da obra e estrutura

A obra da Casa da Mulher Brasileira foi licitada no valor de R$ 5,4 milhões com recursos obtidos por meio do Governo Federal, captados por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), através da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento (Secrem).

A estrutura, que é um projeto do Governo Federal, já foi implementado em diversas capitais que vão disponibilizar um espaço especializado para o atendimento às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

O prédio terá uma estrutura que vai contar com recepção, acolhimento e triagem. A casa deve funcionar com apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros, por isso é necessário um diálogo com todos os serviços para firmar parceria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.