Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudantes bloqueiam Frei Serafim contra cortes nas universidades

O ato teve início por volta das 16h na Praça do Fripisa e encerrou na frente do Palácio de Karnak.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 10 Estudante em manifestação Estudante em manifestação
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 10 Manifestação na Avenida Frei Serafim Manifestação na Avenida Frei Serafim
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 10 Ato iniciou por volta das 16h Ato iniciou por volta das 16h
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 10 Rodrigo Maxwel Rodrigo Maxwel
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 10 Estudantes segurando faixas Estudantes segurando faixas
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 10 Professores também participaram do protesto Professores também participaram do protesto
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 10 Sinésio Soares Sinésio Soares
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 10 Protesto foi organizado pro estudantes e professores Protesto foi organizado pro estudantes e professores
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 10 Integrantes do Sindserm participaram da manifestação Integrantes do Sindserm participaram da manifestação
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 10 Ato encerrou na frente do Palácio de Karnak Ato encerrou na frente do Palácio de Karnak

Estudantes e professores bloquearam parte da Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina, no final da tarde desta quinta-feira (09), em protesto contra cortes de recursos nas universidades e institutos federais anunciados recentemente pelo Governo Federal. O ato teve início por volta das 16h na Praça do Fripisa. De lá, o grupo de aproximadamente 150 pessoas seguiu pela Frei Serafim com faixas e carros de som.

O GP1 conversou com o estudante Rodrigo Maxwel, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), e ele ressaltou que o grupo também protesta contra a possibilidade de cobrança de mensalidade nas instituições de ensino superior.

“Estamos na rua hoje na luta contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal. O Governo Federal cortou mais de 3 bilhões da educação, e isso interfere diretamente na vida dos estudantes no estado do Piauí, aqueles que mais precisam, aqueles que dependem do Restaurante Universitário, os que dependem do transporte que o IFPI oferece, então nós estamos aqui hoje contra esses cortes e também contra a ameaça do Governo Federal de cobrar mensalidade nas instituições públicas de ensino superior, é uma mobilização a nível nacional”, destacou.

Leandro Sousa, 17 anos, está matriculado no curso de Saneamento Básico no Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). O adolescente falou da insegurança diante da possibilidade de não conseguir concluir seus estudos. “Acho uma falta de vergonha na cara do presidente. Isso nos prejudica muito, eu estou terminando agora o curso, se ele cortar realmente os recursos o IFPI só funciona até setembro. A gente não sabe se vai terminar realmente ou não nossos cursos”, colocou.

O professor Sinésio Soares, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), também participou do protesto e criticou outras medidas a nível estadual e municipal.

“No ponto de vista das prioridades não tem nem o que discutir, se a gente quer que o país supere seus obstáculos, que o país avance, nós temos que investir na educação, ou seja, nós estamos voltando para a Idade Média, não podemos aceitar os cortes na educação e nem aceitar que aquilo que já tem de verba garantido na educação com o Fundeb, por exemplo, seja negado pelo Governo do Estado e seja negado também pela Prefeitura de Teresina”, pontuou.

Os manifestantes seguiram pela Frei Serafim até o cruzamento com a rua Coelho de Resende, onde retornaram, encerrando o ato em frente ao Palácio de Karnak.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.