Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministério Público denuncia apresentador Alcide Filho à Justiça

A denúncia foi ajuizada pela promotora Juliana Martins Carneiro Noleto, da 47ª Promotoria de Justiça.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) denunciou à Justiça o publicitário e apresentador da TV Meio Norte, Alcide Soares da Silva Filho por crime de estupro. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (08), acusado de estuprar um adolescente de 14 anos de idade em seu apartamento, no Centro de Teresina.

A denúncia foi ajuizada nessa terça-feira (07) pela promotora Juliana Martins Carneiro Noleto, da 47ª Promotoria de Justiça de Teresina. Caso a Justiça acate a denúncia, Alcide se tornará réu pelo crime e passará por audiência de instrução e julgamento.

Foto: Reprodução/FacebookApresentador Alcides Filho
Apresentador Alcides Filho

Alcide Filho tinha interesse em adotar vítima de estupro, diz delegada

Ao GP1, a delegada Lucivânia Vidal, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), revelou detalhes da investigação contra o apresentador e pontuou que as provas colhidas durante a investigação, que embasaram a prisão preventiva do acusado são contundentes.

De acordo com a delegada, o suspeito exercia poder e influência sobre a vítima, tanto financeiramente como psicologicamente e, inclusive, tinha o interesse em adotar o adolescente, que morava em seu apartamento desde o ano de 2020. A família registrou o boletim de ocorrência em abril deste ano, após terem conhecimento dos estupros contra o adolescente.

Foto: Alef Leão/GP1Delegada Lucivânia Vidal da DPCA
Delegada Lucivânia Vidal da DPCA

“As provas são contundentes. Por incrível que pareça 95% das denúncias que chegam são de estupro e esse acusado não fugiu do perfil que a gente já conhece, que é de utilizar da autoridade, do poder e da influência que ele tinha sobre a vítima, tanto financeiro como de confiança por parte do adolescente e da família, para praticar os crimes. Ele tinha tanta confiança da família que tinha interesse até de adotar a vítima, só que a mãe nunca aceitou, tamanho era o poder sobre a vítima. Ele exercia esse poder e influência naquele momento que dizia que a vítima tinha tudo, conforto, comida, roupa, tudo isso, morando em um apartamento de luxo, dizendo que se a vítima não fizesse como ele queria que fizesse, vivendo sobre esse domínio, ele acabaria voltando para a casa da mãe. E quem não gosta de viver em uma condição boa, favorável, então era sujeito a esses crimes.”, revelou.

Denúncia e início das investigações

A delegada explicou que a família registrou o boletim de ocorrência em abril deste ano, após terem conhecimento dos estupros contra o adolescente. Segundo ela, as investigações apontaram que o adolescente começou a morar com o suspeito em 2020 e os abusos ocorriam desde o início de 2021.

“Fizemos toda a colheita de provas e todas as provas que foram até a gente eram contundentes, onde uma prova se encaixava com a outra. O modus operandi dele não foge do perfil de acusado de estupro. Ele chamou a vítima, que era vulnerável socialmente e financeiramente, e ofereceu um emprego. A família em nenhum momento foi negligente, deixou, porque era um adolescente iniciando a vida de trabalho e pensaram que isso era uma oportunidade. A família sempre acompanhava o rapaz, mas nunca imaginou, tão tal que quando a mãe soube ela veio denunciar o caso”, relatou.

Vítima morava e trabalhava em produtora do apresentador

Além de morar com o acusado, o adolescente de 14 anos trabalhava na produtora do apresentador de TV, que também é publicitário. A delegada Lucivânia pontuou que, durante as investigações, constatou que ele não recebia remuneração e tinha uma carga excessiva de trabalho.

“A vítima residia no apartamento dele. O acusado tinha uma produtora e a vítima exercia serviços, a gente não sabe bem dizer o que era, talvez serviços gerais. A produtora ficava dentro do apartamento e tinha uma mistura de serviços domésticos com os do trabalho. A vítima não tinha remuneração, ele trabalhava, segundo as denúncias, de domingo a domingo e não tinha um controle do trabalho. Então, o que percebemos é que existia uma exaustividade do trabalho por parte dele. Outra coisa era que não tinha remuneração fixa, era exercida uma manipulação financeira, já que ele não tinha o próprio dinheiro", detalhou.

Não houve conivência por parte da família, diz delegada

"Não existia conivência, eu não observei conivência, que é quando a pessoa é ciente e se cala, uma coisa é a pessoa não perceber, e no caso eles não perceberam. Agora assim, o inquérito foi enviado para a justiça, mas a investigação continua e não significa que não haja outra linha de investigação, que o juiz ou Ministério Público possa determinar. A investigação nunca termina, às vezes, tem um fato que aconteceu há cinco anos e chega um fato novo", disse.

Ao final, a delegada ressaltou que durante todo o depoimento do acusado ele negou ter cometido o crime. "Ele negou, sempre mostrando que estava fazendo um bem ao adolescente, formando um cidadão, levando emprego", disse.

Prisão de Alcide Filho

O apresentador da TV Meio Norte, Alcide Filho, foi preso nessa quarta-feira (08), pela Polícia Civil do Piauí acusado de estuprar um adolescente de 14 anos de idade na cidade de Teresina. A prisão ocorreu no centro da Capital, logo após denúncia do adolescente, que narrou a prática reiterada do crime pelo apresentador. A ação foi realizada nas primeiras horas desta manhã pela Gerência de Polícia Especializada, em conjunto com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.