Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ciro Nogueira consegue UTI para idoso que estava há mais de 48h esperando leito

A vaga para o idoso José Garibaldi foi disponibilizada no Hospital Universitário da UFPI.

Após mais de dois dias de angústia a espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o idoso José Garibaldi Araújo Guimarães, 60 anos, que está em coma e em estado gravíssimo, a família finalmente conseguiu uma vaga para salvar a vida de José Garibaldi. O leito foi disponibilizado no Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do senador Ciro Nogueira, que cobrou o cumprimento da decisão liminar da juíza Elfrida Costa Belleza Silva, determinando a imediata disponibilização de UTI ao paciente. A decisão foi expedida no plantão judiciário no último domingo (10).

Atualmente o idoso está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, após ser transferido do Hospital Areolino de Abreu e já está sendo preparado para ser levado ao HU.

Em entrevista ao GP1, a filha do idoso, que preferiu não se identificar, informou que já tinha perdido a esperança de conseguir um leito de UTI para o pai, já que havia percorrido praticamente todos os hospitais públicos de Teresina, e a única resposta que recebia era que não tinha vaga disponível.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Hospital Universitário
Hospital Universitário

“Graças a Deus, agora a noite eu recebi uma mensagem do ministro Ciro Nogueira, onde ele informava que um paciente do HU teve alta e uma vaga foi disponibilizada, meu pai vai ser transferido ainda hoje para uma UTI no HU. Eu só tenho a agradecer ao ministro Ciro por se sensibilizar com esse triste momento em que minha família está vivendo e nos ajudar. Agradeço do fundo do meu coração”, narra a filha de José Garibaldi.

Ainda de acordo com a filha, apesar da gravidade do pai, com a vaga de UTI a esperança de que ele se recupere e volte ao seio familiar foi renovada. “Agora, a esperança se renovou, e tenho fé em Deus que meu pai vai sair desse sofrimento”, finalizou a filha.

O idoso está com quadro de hipoglicemia e em estado de coma.

Decisão judicial

A família de José Garibaldi já tinha conseguido na Justiça uma liminar expedida pela juíza Elfrida Costa Belleza Silva, da Vara Núcleo de Plantão Teresina, em caráter de urgência determinando que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizassem de forma imediata a transferência do idoso em ambulância adequada, com suporte de UTI, do Hospital Areolino de Abreu para o primeiro hospital onde surgisse vaga e procedessem com a internação em leito de terapia intensiva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.