Fechar
GP1

Baixa Grande do Ribeiro - Piauí

Polícia faz buscas para prender prefeito, ex-prefeito e empresário no Piauí

Os três foram alvos de mandados de prisão no âmbito da Operação Primus, mas não foram localizados.

O GP1 obteve acesso, com exclusividade, aos nomes dos foragidos na Operação Primus, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, do Ministério Público do Piauí, com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos, fraude à licitação, corrupção e outros crimes envolvendo um esquema entre empresas de fachada e a Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro. Trata-se do atual prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, José Luís de Sousa, conhecido como “Dr. Zé Luís”, o ex-prefeito, Ozires Castro Silva, e o empresário André Ake Boson Castro, sócio-administrador da empresa Construforte LTDA.

Eles foram alvos de mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Piauí, mas não foram localizados durante as diligências nesta segunda e encontram-se oficialmente foragidos da Justiça. Durante a operação, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e cumpridas medidas cautelares, incluindo o sequestro de R$ 1 milhão e 800 mil em bens dos investigados.

Foto: Reprodução/WhatsAppPrefeito Dr. Zé Luís e ex-prefeito Ozires Castro
Prefeito Dr. Zé Luís e ex-prefeito Ozires Castro

Como funcionava o esquema criminoso

Em coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça (12), o coordenador do GAECO, o promotor de Justiça, Cláudio Soeiro, revelou que a organização criminosa, formada por políticos e seus familiares, servidores e empresários, atuava desde 2013 desviando recursos públicos destinados a obras em diversas áreas no município que não eram realizadas, apesar de serem devidamente pagas por meio de licitações fraudulentas.

“Se tratava de contratações de empresas de fachada, que não tinham capacidade de executar o serviço contratado, não tinham veículos, as sedes eram as residências dos próprios empresários, não tinham nenhum aspecto de empresa para funcionar. E a medida em que eram contratados, recebiam os pagamentos e eles eram distribuídos, ou para os sócios da empresa, ou para grupos políticos que se beneficiavam desses recursos. Havia a informação de que o objeto da contratação foi cumprido pela empresa, mas aquela empresa não cumpria. Essas informações a gente tem por levantamentos feitos em campo pela Polícia Civil e pela Inteligência que demonstraram que, de fato, as empresas não existiam e como pagamento eles encaminhavam recursos públicos para os seus verdadeiros destinatários. A empresa era só um caminho necessário, o dinheiro público só sai dos cofres do município por meio de uma licitação, tem que contratar alguém e essa empresa contratada, o dinheiro cai na conta dela e vai para seus verdadeiros destinatários. Eles desviaram dinheiro assim”, detalhou o promotor.

Operação Primus

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na última segunda-feira (11) a Operação “Primus”, com o objetivo de apurar os crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato e corrupção envolvendo empresas de fachada e a Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí.

Ao todo, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão no Piauí e na Bahia, conforme decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Entre os alvos há políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.