Fechar
GP1

Teresina - Piauí

OAB-PI decreta luto de 3 dias pela morte da professora Sueli Rodrigues

A entidade destacou o trabalho de Sueli à frente da Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), decretou luto oficial de três dias pela morte da professora, líder política, pesquisadora e advogada Maria Sueli Rodrigues de Sousa, aos 58 anos, na tarde desta terça (26), em um hospital particular de Teresina, por conta de uma doença neurológica degenerativa.

A OAB-PI lamentou o falecimento precoce de Sueli Rodrigues e destacou seu trabalho à frente da Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra e de movimentos sociais e políticos na defesa dos direitos humanos.

Foto: Lucas Dias/ GP1Sueli Rodrigues
Sueli Rodrigues

“Maria Sueli Rodrigues de Sousa marca a história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por ter presidido a Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra, entre os anos de 2016 e 2018, período em que organizou o dossiê científico que ganhou notoriedade nacional de Esperança Garcia, símbolo da luta por direitos e da resistência negra”, declarou a entidade em um trecho da nota.

Confira a nota de pesar na íntegra

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento de Maria Sueli Rodrigues de Sousa, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), líder política, advogada e pesquisadora da ciência do Direito.

A OAB Piauí declara luto oficial de três dias pela morte de Sueli Rodrigues. A educadora tinha 58 anos e faleceu nesta terça-feira (26/07), num hospital particular de Teresina, por consequência de uma doença neurológica degenerativa. O velório será realizado no Memorial Esperança Garcia, na capital, espaço cultural que homenageia a escrava reconhecida como a primeira advogada do Piauí.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa marca a história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por ter presidido a Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra, entre os anos de 2016 e 2018, período em que organizou o dossiê científico que ganhou notoriedade nacional de Esperança Garcia, símbolo da luta por direitos e da resistência negra.

A advogada integrou movimentos sociais e políticos no estado pautada na defesa dos direitos humanos. Sueli se colocou à disposição da opinião pública e disputou as eleições de governadora (2016) e o cargo de vereadora de Teresina (2020).

Na OAB Piauí, a jurista presidiu ainda a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e colaborou de forma exemplar com palestras na Comissão da Mulher Advogada (CMA) e participação em fóruns temáticos.

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com a família e amigos de Maria Sueli Rodrigues de Sousa e expressa as mais profundas e sinceras condolências.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.