Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Desembargador Téssio Torres é empossado na sede do TRT 22 no Piauí

A solenidade de posse aconteceu na Avenida João XXIII, na zona leste de Teresina.

Alef Leão/GP1 1 / 10 Téssio Torres, Desembargador do TRT-PI Téssio Torres, Desembargador do TRT-PI
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Téssio Torres foi escolhido pela vaga do Quinto Constitucional da OAB-PI Téssio Torres foi escolhido pela vaga do Quinto Constitucional da OAB-PI
Alef Leão/GP1 3 / 10 Noélia Sampaio, Presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí Noélia Sampaio, Presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí
Alef Leão/GP1 4 / 10 Téssio Torres é empossado desembargador do TRT-PI Téssio Torres é empossado desembargador do TRT-PI
Alef Leão/GP1 5 / 10 Wladimir Mesquita, Presidente da comissão de direitos trabalhistas da OAB Wladimir Mesquita, Presidente da comissão de direitos trabalhistas da OAB
Alef Leão/GP1 6 / 10 Téssio Torres é empossado desembargador do TRT-PI Téssio Torres é empossado desembargador do TRT-PI
Alef Leão/GP1 7 / 10 Coronel Scheiwann Lopes esteve presente na solenidade Coronel Scheiwann Lopes esteve presente na solenidade
Alef Leão/GP1 8 / 10 Desembargadores estiveram presentes na solenidade de posse de Téssio Torres Desembargadores estiveram presentes na solenidade de posse de Téssio Torres
Alef Leão/GP1 9 / 10 Téssio Torres, Desembargador do TRT-PI Téssio Torres, Desembargador do TRT-PI
Alef Leão/GP1 10 / 10 Desembargadores durante solenidade de posse de Téssio Torres Desembargadores durante solenidade de posse de Téssio Torres

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), a solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, o advogado Téssio Torres. O decreto de nomeação, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicado no Diário Oficial ainda no dia 21 de julho.

A solenidade de posse aconteceu na sede do TRT 22, na zona leste de Teresina. O desembargador Téssio Torres inicialmente explicou como foi a jornada até o momento da nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro.

“A chegada até aqui foi percorrida em quatro fases: a primeira, que foi a votação direta por toda advocacia, onde logramos 1.188 mil votos, a segunda fase foi a votação pelo Conselho onde obtivemos 25 votos e depois integramos a lista tríplice perante o TRT, e, por fim, a nomeação pelo presidente da República”, afirmou.

Ele ressaltou que a caminhada até chegar ao cargo de desembargador foi extensa e que agora a meta é honrar sua família. “Então, foi uma caminhada que começou de Parnaíba a Corrente e findou com a nomeação em Brasília. O percurso foi muito grande, mas graças a Deus obtive êxito. Quero honrar minha família, meus pais, minha esposa e meu filho, que são a razão da minha existência, da minha vida”, completou o novo desembargador do TRT da 22ª Região.

Advogado militante

A desembargadora Liana Ferraz, presidente do TRT-PI, falou das qualidades que fizeram Téssio Torres ser nomeado por Bolsonaro. “Acima de tudo foi a competência, o preparo e o fato de ser um advogado militante. Durante toda a sua vida profissional, Téssio atuou basicamente na Justiça do Trabalho. Creio que esse tenha sido o diferencial e eu tenho certeza que vai se empenhar com louvor na nova missão que lhe foi dada”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, esteve na solenidade e ressaltou a importância da posse, afirmando que o novo desembargador trará novas ideias. “É um jovem, com novas ideias, que galga essa conquista, nós temos que comemorar, e viemos aqui institucionalmente dar um abraço e estreitar relações com o judiciário”, afirmou.

Já o presidente da Comissão dos Direitos Trabalhistas da OAB-PI, Wladimir Mesquita, relatou que a escolha do novo desembargador Téssio Torres agrada toda a advocacia do Piauí. “A escolha do Dr. Téssio nos agrada muito, agrada a toda advocacia piauiense, advocacia trabalhista porque é um advogado militante, e nós ficamos satisfeitos com essa escolha. Desejamos a ele todo êxito nessa nova função”, disse.

Além disso, o presidente Wladimir ressaltou a importância do espaço que o desembargador Téssio alcançou, sendo um desembargador negro, além de ressaltar a importância dessa paridade na sociedade. “É muito importante a gente lembrar quando ele se afirmou negro, então temos hoje um desembargador negro, e essa paridade, esse reconhecimento da sociedade, das mulheres, dos negros, essa inclusão nos meios de poder é muito importante. Parabéns ao Téssio por essa conquista”, finalizou.

Primeiro advogado trabalhista a assumir o cargo de desembargador

Essa é a primeira vez neste tribunal que um advogado trabalhista é escolhido para assumir o cargo de desembargador, segundo a presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí, Noelia Sampaio. Em entrevista ao GP1, ela disse que é um momento glorioso para a classe.

“Para a advocacia trabalhista é um momento glorioso, é a primeira vez que esse fato acontece no nosso tribunal, a escolha feita pela advocacia, uma escolha democrática, e foi escolhido justamente um advogado militante nessa área, um advogado que já participa dessa contribuição para essa advocacia trabalhista tanto em nível estadual como em nível nacional, então estamos todos muito orgulhosos e felizes”, concluiu.

Trajetória de Téssio Torres

Téssio Torres é advogado e professor de pós-graduação. Além disso, é secretário-geral adjunto da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Aatepi). Anteriormente, foi presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí. O desembargados é pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.