Fechar
GP1

Miguel Alves - Piauí

Líder da facção Bonde dos 40 é preso durante operação no Piauí

Prisão foi realizada durante operação conjunta realizada pelo Greco e Bope nesta quinta-feira (11).

Divulgação/Polícia Civil do Piauí 1 / 10 José Moura de Camelo Neto José Moura de Camelo Neto
Brunno Suênio/GP1 2 / 10 Arma apreendida Arma apreendida
Brunno Suênio/GP1 3 / 10 Capitão Francílio Alves Capitão Francílio Alves
Brunno Suênio/GP1 4 / 10 Material apreendido durante a operação Material apreendido durante a operação
Brunno Suênio/GP1 5 / 10 Operação foi realizada pelo Greco e Bope Operação foi realizada pelo Greco e Bope
Brunno Suênio/GP1 6 / 10 Delegado Tales Gomes Delegado Tales Gomes
Brunno Suênio/GP1 7 / 10 Luccy Keiko Luccy Keiko
Brunno Suênio/GP1 8 / 10 Material apreendido durante a Operação Deserto Material apreendido durante a Operação Deserto
Brunno Suênio/GP1 9 / 10 Munição apreendida Munição apreendida
Brunno Suênio/GP1 10 / 10 S10 apreendida S10 apreendida

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí deflagrou no início da manhã desta quinta-feira (11), a “Operação Deserto”, que culminou com a prisão de José Moura de Camelo Neto, apontado como o líder da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí.

Em entrevista ao GP1, delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, ressaltou a importância da prisão de José Moura de Camelo Neto para o combate as facções criminosas no Piauí. “Prisão muito importante realizada hoje pelo Greco e pela Polícia Militar através do Bope. Um indivíduo bastante conhecido no meio policial, há muitos anos ele comete crimes violentos, é integrante de facção criminosa. Possui um histórico criminal vasto no Piauí e no Maranhão. Ele hoje está na liderança da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí e estava foragido já há algum tempo do sistema prisional do Maranhão. Ele foi encontrado com três armas de fogo, mostrando o grau de periculosidade que ele tem e a liderança com os demais faccionados. O caminho é isso, jogar duro contra essas facções prendendo os líderes e todos os que compõem esses grupos criminosos”, ressaltou Lucy Keiko.

O delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, informou que José Moura estava foragido do sistema prisional do Maranhão desde dezembro do ano passado, onde deveria cumprir uma pena de 27 anos. “Desde dezembro ele é foragido do sistema prisional do Maranhão, tem uma pena muito grande para cumprir lá, uma condenação de 27 anos. É integrante de organização criminosa com atuação no Maranhão e Teresina, mas o forte dele e a atuação em Teresina, principalmente na zona sul. Desde então várias unidades de polícia vem investigando o paradeiro dele. Ele estava morando na zona rural de Miguel Alves, limite do município de União, em um sítio bem estruturado”, disse o delegado Tales Gomes.

Prisão

Tales Gomes explicou que o indivíduo foi preso em um sítio localizado na zona rural de Miguel Alves, utilizado como ponto de apoio da facção criminosa Bonde dos 40. “Conseguimos essa informação nos últimos dias, conseguimos um mandado de busca e apreensão junto a Comarca de Miguel Alves e juntamente com a equipe do BOPE, do COE e da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar conseguimos fazer um cerco e prendemos ele, que estava na casa principal do sítio em poder de duas armas de fogo. Uma terceira arma foi encontrada no armário da sala, além de droga, munições e um carro. Uma prisão que a gente considera importante nesse contexto de enfrentamento as organizações criminosas que atuam no estado do Piauí. Em relação ao sítio, lá é um ponto de esconderijo do Neto e também ponto de encontro com outros criminosos. Eles se encontravam com outras pessoas que durante as investigações vamos apresentar os resultados”, explicou o coordenador do Greco.

Ação cautelosa

O capitão Francílio Alves, do BOPE, destacou que toda a ação foi planejada minuciosamente devido ao grau de periculosidade do líder da organização criminosa. “Em posse das informações repassadas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública e do Greco nós fizemos um planejamento, já que tínhamos a localização do sítio, uma localização difícil, que tinha uma cerca e uma área de mata. De posse dessas informações e também do nível de periculosidade do indivíduo que iria ser abordado, nós tivemos o cuidado de impulsionar pela retaguarda do sítio, fazer o adentramento, todo o certo das edificações que tinham lá e na edificação principal e tivemos sucesso na prisão dele, que estava com duas pistolas, inclusive nas mãos quando ele foi rendido. Não houve reação por parte dele, pois não foi dada chance para reação dele. É um indivíduo perigoso, com histórico de uso de violência, uso de arma de fogo. Então é muito importante essa ação ser pautada com base em informações”, pontuou Francílio Alves.

Envolvido em homicídios

O delegado Tales Gomes disse ainda que José de Moura Camelo Neto está ligado a diversos homicídios que ocorreram na Capital, inclusive tendo sido o mandante desses crimes. “Ele tem condenação por roubo e preliminarmente a gente pode afirmar que por ele ser liderança alguns comandos [dos homicídios] com certeza passam por ele. Temos investigações em curso tanto a cerca de homicídios tanto no Greco quanto no DHPP. Em julho fizemos uma operação junto com o DHPP na região do bairro Pedra Mole em resposta as facções que mostram força com execuções, mas o trabalho da polícia está sendo feito”, completou Tales Gomes.

Com José Moura de Camelo Neto foram apreendidas três armas de fogo, uma porção de maconha e um veículo Chevrolet S10.

Arma de advogado

Uma das armas apreendidas no sítio em que José Moura foi preso pertece a um advogado que teve seu apartamento invadido por criminosos armados. Na ocasião foram levados além da arma de fogo, dinheiro e joias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.