Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gilberto Albuquerque debate na Câmara sobre falta de medicamentos

A audiência foi realizada, na manhã desta quinta-feira (18), a pedido da Comissão de Saúde.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, participou na manhã desta quinta-feira (18) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para tratar sobre a falta de medicamentos na rede municipal de saúde. A audiência foi pedida pela Comissão de Saúde.

De acordo com Gilberto Albuquerque, alguns medicamentos estão em falta por conta da escassez de matéria-prima. “Nós temos uma lista emitida pela Vigilância Nacional em Saúde em que nós temos 20 medicamentos principais que estão com falta de matéria-prima no mercado. Então, nós estamos substituído esses medicamentos, nós temos juntados medicamentos que tenham efeitos semelhantes suficientes para atender a população”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“Nós abrimos novas licitações para que assim a gente possa atender a demanda da população em tempo hábil. Essa semana, por exemplo, a gente concluiu mais treze licitações onde existem vários insumos adquiridos por nós, mas nós reiteramos que alguns destes produtos estão em falta de matéria-prima no mercado brasileiro, mas a grande parte está em falta no mercado mundial”, completou Gilberto Albuquerque.

Cirurgias mantidas

O presidente da FMS negou ainda que a falta de medicamentos tenha ocasionado o cancelamento de cirurgias. “Nós ainda não tivemos nenhuma alteração no nosso serviço de saúde. O que nós tivemos de maior dificuldade, recentemente, foi o soro porque não existe a fabricação da matéria-prima que é a embalagem. A embalagem do soro, hoje, é um problema porque não existe matéria-prima para fabricação. Porém, nós conseguimos adquirir soro em quantidade suficiente para assegurar pelo menos os próximos 45 dias. Mas, todas as ações, todas as medidas foram tomadas para isso. Por essa razão que ainda não houve nenhuma alteração na assistência à população”, explanou Gilberto Albuquerque.

"Problema será resolvido"

Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

O vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, destacou a importância da realização da audiência pública. “O Gilberto tem prestado todos os esclarecimentos necessários a essa Casa. Ele veio aqui, explicou e eu acredito nele, acredito no seu trabalho e tenho certeza que em pouco tempo esse problema será resolvido”, afirmou.

Comissão da Saúde

O vereador Paulo Lopes, titular da Comissão de Saúde, falou da necessidade da participação de Gilberto Albuquerque na audiência. “O doutor Gilberto foi convidado para prestar algumas explicações porque a nossa preocupação se reflete exatamente em cima do que a população de Teresina reclama hoje, que é a falta de medicamentos nas unidades básicas de saúde e nos hospitais de bairro”, disse.

Foto: Lucas Dias/GP1Paulo Lopes
Paulo Lopes

“Gilberto explicou algumas dificuldades que a Fundação encontra como, por exemplo, a falta de insumos no mercado e no mercado não só brasileiro, mas até internacional”, ressaltou Paulo Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.