Fechar
GP1

Passagem Franca do Piauí - Piauí

Eleição para presidência da Câmara de Passagem Franca termina em confusão

O atual presidente da Casa, Felipe de Tarso Fonseca Farias, foi reeleito em sessão extraordinária.

A eleição para presidência da Câmara Municipal de Passagem Franca do Piauí terminou em confusão neste domingo (07). O atual presidente da Casa, Felipe de Tarso Fonseca Farias, foi reeleito em sessão extraordinária com unanimidade dos votos.

O vereador licenciado Samuel Nunes denunciou ao GP1 que a votação não deveria ser realizada, visto que não havia maioria absoluta na sessão. A Câmara Municipal é composta por nove vereadores, no entanto, apenas cinco compareceram.

Foto: Reprodução/WhatsAppConfusão na Câmara Municipal de Passagem Franca
Confusão na Câmara Municipal de Passagem Franca

“Foi realizada uma eleição fraudulenta do presidente da Câmara, que antecipou a eleição. Ele baixou um edital sexta-feira às 17h para uma eleição domingo. Teve a eleição e ele foi reeleito, mas a votação só contou com cinco vereadores e o quinto vereador nem é mais vereador. O regimento diz que somente pode eleger uma Mesa Diretora em uma sessão extraordinária com maioria absoluta, que são 6 vereadores. Vamos acionar a Justiça”, disse o vereador.

A oposição alega que Samuel Nunes, que ocupava o cargo de secretário Municipal de Administração, foi exonerado do cargo no dia 4 de agosto e por isso deveria reassumir a cadeira na Câmara Municipal no lugar de José Wilson, seu suplente, que participou da sessão realizada neste domingo e votou pela reeleição de Felipe Farias.

Participaram da sessão extraordinária o presidente da Câmara, Felipe Farias, e os veadores Luís Ribamar, Abdias Neto Farias, Leanderson Farias e José Wilson.

O que diz o presidente da Câmara

Procurado pelo GP1, Felipe Farias negou que a eleição tenha sido fraudulenta e acusou a oposição de realizar um motim para tentar inviabilizar sua reeleição.

“Quem denunciou foi a oposição. Quem perde nunca quer aceitar a dor da derrota. Votamos em uma sessão sexta-feira uma resolução, publicamos o edital da eleição no Diário Oficial, convocamos cada vereador para comparecer a sessão, não foi nada fraudulento. Os vereadores compareceram na Câmara para votar. A eleição da Câmara é uma sessão extraordinária. O nosso regimento diz que a sessão extraordinária pode ser realizada inclusive nos domingos e feriados”, afirmou Felipe Farias.

Felipe Farias disse ainda que o ofício sobre a volta de Samuel Nunes à Câmara Municipal só foi entregue após a eleição da Mesa Diretora, portanto, não possui efeito sobre a eleição.

“Romperam com José Wilson semanas atrás. O vereador [Samuel Nunes] voltou para o grupo da oposição e a exoneração dele foi entregue depois da eleição realizada hoje. Temos a ata, que vamos publicar no Diário Oficial. Existe uma resolução que foi votada na semana passada e aprovada pelos vereadores. Isso consta na ata”, garantiu Felipe Farias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.