Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Ministério Público abre investigação contra ex-prefeitos de Esperantina

A portaria de instauração do procedimento foi baixada na última sexta-feira (05).

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, da 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina, instaurou Procedimento Investigatório Criminal contra o ex-prefeito Francisco Antônio de Sousa Filho e Lourival Bezerra Freitas, com o fito de investigar o possível cometimento do crime de apropriação indébita previdenciária, por conta do não repasse à previdência social das contribuições recolhidas dos funcionários públicos, no prazo e forma legal.

O promotor considerou a necessidade de maiores esclarecimentos para completa elucidação dos fatos noticiados com a finalidade de apurar a ocorrência de infrações penais de iniciativa pública, servindo como preparação e embasamento para o juízo de propositura, ou não, da respectiva ação penal.

O procedimento investigatório criminal é instrumento de natureza administrativa e inquisitorial, instaurado e presidido pelo membro do Ministério Público com atribuição criminal, tendo como finalidade apurar a ocorrência de infrações penais de natureza pública.

O crime de apropriação indébita está tipificado no art. 168-A do Código Penal, e prevê pena de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

A portaria de instauração do procedimento foi baixada na última sexta-feira (05).

Outro lado

Os ex-prefeitos não foram localizados pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.