Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Polícia cumpre mandados contra envolvidos na morte do empresário Janes Castro

Os mandados de prisão e busca foram cumpridos nas cidades de Teresina, Caxias, Codó e em São Paulo.

A Polícia Civil do Piauí, em conjunto com as polícias civis do Maranhão e São Paulo, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), uma operação com o intuito de cumprir 14 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão nas cidades de Teresina, Caxias, Codó e em São Paulo visando capturar alguns indivíduos ligados à morte do empresário e advogado Janes Cavalcante de Castro, dono da Imobiliária J. Castro, ocorrida no dia 18 de setembro de 2020, no bairro Frei Higino, na cidade de Parnaíba.

Conforme o gerente de Policiamento do Interior, delegado Marcelo Leal, os alvos dos mandados possuem ligações com o mandante do assassinato do empresário, mas não foram localizados.

Foto: DivulgaçãoEmpresário Janes Castro
Empresário Janes Castro

“A ação não foi mais no nível de execução, mas no nível intermediário, de pessoas que têm ligações com os mandantes ou mandante do crime. Essas buscas hoje foram em razão disso. Eles não estavam em nenhum dos endereços ligados a pessoas, familiares, mas mesmo assim conseguimos apreender material que vai ajudar bastante na investigação até chegarmos aos mandantes ou mandante do crime”, informou o delegado Marcelo Leal.

Crime de pistolagem

Ao todo, respondem por organização criminosa e pela prática de homicídio por motivo torpe (desprezível), com crueldade, sem dar à vítima possibilidade de defesa. Os réus são: José Robervan de Araújo, Edson Carlos Veríssimo da Silva, Marcos Aurélio de Paiva Leal, José Hiago Ferreira da Silva, Evando Tenório Brito, Mário Roberto Bezerra Correia, Ivone dos Santos Silva, Arnoud de Paiva Leal, Wandyson Antunes Barros e Élida Raysa Machado de Albuquerque Soares.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Marcelo Leal, gerente de Polícia do Interior
Delegado Marcelo Leal, gerente de Polícia do Interior

De acordo com o delegado Marcelo Leal, Mário Roberto Bezerra Correia, vulgo “Nino”, é o principal intermediário entre o mandante do crime e os executores. Ele está foragido. "Nino é o principal intermediário, é ele quem faz a ligação do mandante com os executores. A prisão dele é muito importante para completarmos o quebra-cabeça. Estamos procurando também pessoas ligadas a ele, tem a esposa, o caseiro dele, outro funcionário que é próximo a ele que se encontram foragidos, mas vamos divulgar as fotos deles para que sejam capturados onde estiverem. Esse é um grupo de pistolagem. Inclusive os executores desse crime são pessoas do estado de Alagoas e Pernambuco. O próprio Nino é de Pernambuco”, disse o delegado Marcelo Leal.

O gerente de Policiamento do Interior ressaltou que já foi comprovado que Nino executou Janes Castro mediante pagamento. “Ele intermediou essa execução do Janes mediante pagamento já comprovado no inquérito anterior e nosso intuito é em breve, com apoio do Ministério Público em Parnaíba, que o Poder Judiciário possa conceder medidas cautelares que já foram pedidas para que a gente possa avançar na investigação”, frisou Marcelo Legal.

Outro homicídio

O delegado Marcelo Leal disse também que outro homicídio está investigado com as mesmas características do assassinato do empresário Janes Castro e que o mesmo grupo teria realizado a execução. “A gente está investigando um homicídio no ano de 2020, começamos a investigar e durante a investigação do crime do Janes houve essa visualização dessa participação desses mesmos indivíduos nesse homicídio. Nesse homicídio que está sendo investigado por uma das nossas unidades se verifica a atuação desse grupo. Esse mesmo grupo que executou ele, intermediou a morte do empresário Janes”, destacou o gerente de Policiamento do Interior.

Motivação

O delegado Marcelo Leal revelou ainda que a motivação do assassinato de James Castro seria dívidas que ele possuía. “Pelo que foi apurado até o momento, o Janes era uma pessoa que tem uma família muito rica em Parnaíba, mas tinha problemas financeiros, estava devendo muita gente e havia muita gente com interesse na morte dele, pois ele não conseguia mais arcar seus compromissos”, completou o delegado Marcelo Leal.

O crime

O empresário e advogado Janes Cavalcante de Castro, dono da Imobiliária J. Castro, foi perseguido e executado a tiros dentro de um carro, no dia 18 de setembro de 2020, no bairro Frei Higino, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com a Polícia Militar, ao ser atingido pelos disparos ainda dentro do carro que conduzia, o empresário perdeu o controle da direção e colidiu contra o muro de uma residência. Câmeras de segurança flagraram a fuga dos suspeitos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.