Fechar
GP1

São Raimundo Nonato - Piauí

Marido de secretária não causou acidente que matou idoso no Piauí, diz Polícia

João Rodrigues pode ter sido executado por uma vingança dos filhos do idoso que o culpam pelo acidente.

O GP1 teve acesso, neste sábado (17), ao inquérito policial que investigou acidente ocorrido em junho deste ano e que envolveu João Rodrigues Dias Neto, marido da secretária do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de São Raimundo Nonato, Valdenia Costa, assassinado a tiros na frente das filhas na tarde da última terça-feira (13). A polícia trabalha com a hipótese de que a morte de João foi uma vingança por conta desse acidente que resultou na morte do idoso Pedro Pereira.

De acordo com o relato de João Rodrigues, na época dos fatos, ele estava na BR 020 retornando para São Raimundo Nonato, no dia 02 de junho deste ano, e havia uma motocicleta à frente dele no mesmo sentindo, sem sinalização.

Foto: Reprodução/FacebookJoão Rodrigues Dias Neto
João Rodrigues Dias Neto

“Vinha um carro no sentido contrário e no momento em que este carro cruzou com a motocicleta vi a motocicleta colidindo com uma vaca, que estava no meio da pista e caindo”, contou João Rodrigues.

Ainda segundo as informações prestadas por ele à Polícia Civil, no momento da colisão da motocicleta com o animal, João Rodrigues estava próximo da moto e então fez uma manobra para desviar da vaca que ficou no meio da pista, mas ao desviar acabou colidindo em outra vaca.

João Rodrigues relatou em seguida que parou o carro, ligou o pisca alerta, desceu e foi verificar o que havia acontecido. Foi então que, segundo ele, outro carro que vinha logo atrás passou por cima da vaca que já estava no chão. Neste momento, uma criança desceu do referido veículo perguntando pelo avô e João Rodrigues viu que o motociclista estava caído no chão e que as pernas dele estavam embaixo do seu carro.

“Em seguida chegaram a mãe e o pai da criança, que já foi dizendo: ‘você matou meu pai’, e se ajoelhou perto do corpo. Só nesse instante foi que percebi que ele era filho do motociclista, que havia colidido com a vaca”, diz trecho do relato de João Rodrigues.

João Rodrigues contou que chegou a argumentar que não havia matado o pai dele e que ele tinha colidido contra uma vaca, mas o filho não acreditou e começou a ficar agressivo mandando que ele tirasse o carro de cima do pai dele. “Nesse momento ia passando uma van e parou no local. O filho da vítima ficou muito alterado e começou a me empurrar e me agredir, então o motorista da van pediu que eu fosse embora para evitar maiores problemas”, diz trecho do depoimento de João Rodrigues.

Polícia Civil concluiu inquérito sem indiciamento de João Rodrigues Dias Neto

De acordo com o inquérito policial, a perícia criminal concluiu que a causa determinante do acidente que resultou no óbito de Pedro Pereira foi a presença de animais na pista e que havia marcas de pneus que indicavam tentativa ineficiente de frenagem com objetivo de evitar a colisão.

No dia 14 de julho, a Polícia Civil concluiu o inquérito policial, sem indiciamento de João Rodrigues, sugerindo arquivamento do caso.

Manifestação do Ministério Público

No dia 9 de agosto, o Ministério Público do Estado do Piauí apresentou manifestação opinando pelo retorno dos autos à Delegacia de Polícia Civil para que, no prazo de 45 dias, fossem realizadas as seguintes diligências: identificação, qualificação e oitiva, na qualidade de testemunha, da pessoa mencionada como “rapaz da van”; oitiva, na qualidade de testemunha, de Reinaldo Ferreira de França; realização de novos exames periciais nos veículos da vítima e do suspeito, elucidando, entre outras circunstâncias, se a luz de sinalização traseira da motocicleta da vítima estava em funcionamento na noite do crime, bem como se o suspeito trafegava em alta velocidade no momento da colisão.

O pedido do Ministério Público foi acatado pelo juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 1ª Vara de São Raimundo Nonato, no dia 28 de agosto, que deferiu as diligências.

Já no dia 30 de agosto, o promotor de Justiça, Leonardo Dantas Cerqueira, informou ao juiz que os autos seriam remetidos à autoridade policial, para dar cumprimento às diligências requisitadas.

Família não aceitou conclusão das investigações

Em entrevista ao GP1, neste sábado (17), a delegada Cynthia Verena informou que os parentes do idoso João Pereira não aceitaram a conclusão do inquérito e resolveram tirar a vida de João Rodrigues Dias Neto como forma de vigança, hipótese trabalhada pela Polícia Civil para a movicação do crime. “A razão [do homicídio] foi vingança, eles tiveram um atrito com a vítima por causa de um acidente que vitimou o pai deles, mas a vítima não teve culpa no acidente, ele não foi indiciado e eles não se conformaram com o resultado das investigações. Eles disseram que não ia ficar assim, que ele ia pagar também”, declarou.

Cumprimento de mandados de buscas e de prisão

Nesse sábado (17), a Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão contra quatro filhos de Pedro Pereira Neto, 60 anos, vítima do acidente. Contra um dos alvos, foi expedido um mandado de prisão preventiva

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra Luiz Ferreira dos Santos Neto, Pedro Filho Ferreira, Precilla Ferreira Pereira Fernandes e Paulo Ferreira Pereira.

Já um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Paulo Ferreira, apontado como sendo o autor intelectual do homicídio. Um segundo mandado de prisão preventiva também foi expedido contra Juliermes Braga Paz Landim, apontado nas investigações como sendo a pessoa que guardou a arma do crime para Juniel de Assis Paes Landim.

Juniel de Assis Paes Landim foi preso na quinta-feira (15) e Juliermes Brada Paz Landim foi preso neste sábado.

Paulo Ferreira, filho do idoso Pedro Pereira Neto, não foi localizado pela Polícia Civil em seu endereço, na cidade de São Raimundo Nonato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.