Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Justiça solta jovem com autismo que incendiou ônibus em Teresina

Rapaz teve prisão preventiva decretada, mesmo a família comprovando diagnóstico de autismo.

O desembargador Pedro Macêdo, do Tribunal de Justiça do Piauí, concedeu liminar nesta sexta-feira (30) revogando a prisão do jovem de 24 anos que ateou fogo em um ônibus da empresa Timon City na última terça-feira (27) no Centro de Teresina. O GP1 conversou com o pai do rapaz, o senhor Francisco Freitas, que desabafou e criticou a prisão do filho, que possuiu diagnóstico de transtorno do espectro autista.

O rapaz ficou detido na Colônia Agrícola Major César, e já está em casa com a família. “A soltura foi hoje à tarde, em consideração à condição dele de especial. O que posso dizer é que ele é uma criança, é um jovem em condições especiais, que é o autismo e mais algumas coisas que a família acompanha. Ele tem acompanhamento médico e vive sob medicação e sob todos os cuidados da família”, declarou Francisco Freitas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1O suspeito entrou no ônibus e ameaçou os populares
Ônibus ficou destruído

O pai criticou a decisão judicial pela prisão preventiva do jovem, mesmo tendo sido apresentado laudo comprovando sua condição especial. Ele ressaltou que fez todo o possível para garantir a imediata soltura do filho.

“Tinha que ouvir alguém antes para depois fazer a audiência de custódia, tinha que ouvir a comissão da OAB, que foi uma gigante, na pessoa da doutora Mirna. A OAB existe no Brasil e está de parabéns, o desembargador também está de parabéns, ele estudou o processo em tempo hábil, e tem aqui um pai que se fosse possível cortava todos os dedos da mão para defender seu filho”, enfatizou o senhor Francisco.

Ao decretar a soltura do jovem, o desembargador fixou medidas cautelares, determinando o comparecimento mensal em juízo e a proibição de acesso a transporte público.

Entenda o caso

O jovem, que teve a identidade preservada, ateou fogo em um ônibus da empresa Timon City na Praça Saraiva. As chamas causaram um incêndio de grande proporção, que deixou o veículo destruído.

O rapaz foi contido por populares e conduzido pela Guarda Municipal à Central de Flagrantes de Teresina. Os familiares dele compareceram à Polícia Civil e apresentaram laudo comprovando o diagnóstico de autismo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.