Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospitais públicos de Teresina deverão disponibilizar intérprete de Libras

A lei foi assinada no dia 9 de outubro e publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda (16).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou Lei nº 6.011 que obriga maternidade, casa de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública a disponibilizar a presença de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sempre que solicitado pelo paciente.

De acordo com a nova lei, as maternidades, casas de partos e estabelecimentos hospitalares da rede pública do Município de Teresina ficam obrigados a disponibilizar a presença de tradutor e intérprete de Libras durante fornecimento de serviços de saúde, sempre que solicitado pela paciente com deficiência auditiva impossibilitado de se comunicar com o médico e/ou equipe médica, observadas as normas de segurança da unidade de saúde e a compatibilidade com o serviço prestado.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa, do Republicanos
Dr. Pessoa, do Republicanos

Consta ainda que a atuação do tradutor e intérprete de Libras limita-se a intermediar a comunicação do paciente com o médico e/ou equipe médica durante a prestação de serviço de saúde, sempre sem comprometer as normas de segurança do ambiente.

O artigo 3º diz também que o descumprimento da lei sujeitará o infrator às penalidades de advertência e multa.

A lei, de autoria dos vereadores Venâncio Cardoso, Deolindo Moura, Luiz Lobão, Teresinha Medeiros e Pollyanna Rocha, foi assinada no dia 9 de outubro e publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (16).

Confira abaixo a lei na íntegra ou clique aqui

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.