Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Caminhão da Mamografia atende internas e policiais penais em Teresina

Cerda de 44 internas e 10 policiais penais foram atendidas com a realização de exames de mamografia.

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi), realizou na última sexta-feira (20), atendimentos no Caminhão da Mamografia na Penitenciária Feminina de Teresina. Cerca de 44 internas e 10 policiais penais foram atendidas com a realização de exames de mamografia.

Os resultados dos exames serão encaminhados a Fundação Municipal de Saúde, para o acompanhamento dos casos. Segundo Ana Queiroz, assessora técnica da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, a ação teve o objetivo de oportunizar o acesso ao exame de mamografia, que é padrão ouro no rastreio do câncer de mama. “Caso alguma das internas tenha necessidade de realizar exames complementares, serão regulados pelo SUS e poderão fazer posteriormente exames como a ultrassonografia mamária e biopsia”, destacou.

Foto: Divulgação/AscomCaminhão da Mamografia atende internas e policiais penais na Penitenciária Feminina de Teresina
Caminhão da Mamografia atende internas e policiais penais na Penitenciária Feminina de Teresina

Essa ação é inédita no sistema prisional, e representa o início de uma parceria que deve se estender às outras unidades femininas em Picos e Parnaíba.

De acordo com a gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Menezes, as atividades da campanha Outubro Rosa reforçam a importância de realizar os exames nas mulheres a partir de 40 anos e a Sejus tem essa preocupação de levar essa atenção às pessoas privadas de liberdade.

“Buscamos na penitenciária conscientizar sobre a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de mama. Também realizar um trabalho educativo através da doutora Lorena Norberta, médica da unidade, que buscou desmistificar sobre o exame e apontar sinais de alerta, numa roda de conversa com as internas”, finalizou Jackelene.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.