Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereador propõe título de cidadão teresinense a Caetano Veloso

A proposta, de autoria do vereador Luiz Lobão (MDB), reconhece Caetano como um grande artista do Brasil.

O vereador de Teresina Luiz Lobão (MDB) apresentou uma proposta de Decreto Legislativo, no dia 10 de outubro, com o objetivo de conceder o Título Honorífico de Cidadania Teresinense ao artista baiano Caetano Veloso, pelos relevantes serviços prestados à capital piauiense.

Na justificativa apresentada no texto, o vereador diz que Caetano “é um artista brasileiro dos mais representativos da nossa cultura”. Acesse o texto na íntegra, clicando aqui.

Foto: Reprodução/Redes SociaisCaetano Veloso
Caetano Veloso

Caetano Veloso e Teresina

O multiartista baiano estreitou significativamente o seu laço com Teresina ao conhecer o jornalista e escritor Torquato Neto e, especialmente após a morte do piauiense, quando escreveu a música “Cajuína”.

Em algumas ocasiões, Caetano explicou o processo de criação da música, intitulada com o nome da bebida produzida no Piauí e que é uma das faixas do álbum Cinema Transcendental, de 1979.

“É uma música que eu gosto imensamente. O meu amigo Torquato Neto, meu parceiro no período da Tropicália, ele morreu em 1972. Ele se matou nessa altura... Passaram-se alguns anos, conheci o pai dele e saímos juntos. Ele me levou na casa dele e ficamos conversando, eu e o pai dele, quando ele serviu uma cajuína e eu chorei muito, compulsivamente. O pai dele então me consolava... Ele foi lá fora e voltou com uma rosa-menina na mão e me entregou. E assim, eu fiz a música” contou o compositor baiano no Programa Livre, na década de 1990.

A última vez que Caetano Veloso fez um show na capital piauiense foi em novembro 2014, quando se apresentou no Teresina Hall. Na ocasião, ele lembrou em suas redes sociais de uma foto com o músico piauiense Geraldo Brito.

Foto: Reprodução/Redes SociaisCaetano Veloso e Geraldo Brito
Caetano Veloso e Geraldo Brito
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.