Fechar
GP1

Várzea Branca - Piauí

Ex-prefeito de Várzea Branca é indiciado por uso indevido de máquinas do PAC

O inquérito foi concluído pelo delegado Francisco Joaquim de Carvalho Neto, em 20 de outubro deste ano.

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato indiciou o ex-prefeito de Várzea Branca, Idevaldo Ribeiro da Silva, o ex-secretário de Obras, Ivaldo Ribeiro da Silva, e Álvaro Ribeiro dos Santos Sobrinho Segundo por utilização indevida, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos. O inquérito foi concluído pelo delegado Francisco Joaquim de Carvalho Neto, em 20 de outubro deste ano.

Conforme o relatório, o então prefeito de Várzea Branca, Idevaldo Ribeiro, utilizou os maquinários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de um posto de gasolina no município de propriedade de Álvaro Ribeiro dos Santos Sobrinho Segundo e Ivaldo Ribeiro da Silva, respectivamente, filho e irmão de Idevaldo.

Foto: Reprodução/FacebookIdevaldo Ribeiro
Idevaldo Ribeiro

Consta que a construção do posto teve início em janeiro de 2017 e que na ocasião as máquinas do PAC foram utilizadas para cavar os buracos dos tanques de combustíveis e realizar outros serviços.

Em 2019, o operador das máquinas afirmou à Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, que sob as ordens de Ivaldo Ribeiro retirou um tanque de gasolina vazio de um caminhão que havia chegado ao posto.

Outra pessoa ouvida pelo Ministério Público confirmou que abriu o buraco do tanque de combustível do posto utilizando o maquinário do PAC.

O que disseram os acusados

Em interrogatório, Ivaldo Ribeiro confirmou que na época (2017) foi usado o maquinário do PAC para a construção do Posto de Gasolina "Vitória", de propriedade dele e do sobrinho e que no período da referida obra, seu irmão Idevaldo Ribeiro era prefeito da cidade de Várzea Branca e ele exercia o cargo de secretário Municipal de Obras.

Ivaldo disse então à polícia que na qualidade de eleitor do município entendeu que tinha direito de usar o referido maquinário para cavar os buracos dos tanques de combustível e realizar outros serviços.

Ele declarou ainda que deu ordens para a retirada de um tanque de gasolina vazio de um caminhão que havia chegado ao posto e para abertura do buraco do tanque de combustível no posto.

Já o ex-prefeito relatou que durante sua gestão dava ordens para que todos os terrenos baldios da cidade fossem limpos e que antes do seu filho comprar o terreno baldio onde hoje encontra-se instalado o "Posto de Gasolina Vitória", ele dava ordens para que fosse o terreno fosse limpo, pois ficava em frente à prefeitura e ao redor da Praça de eventos do município.

Sobre o uso de máquinas do PAC para a abertura do buraco do tanque de combustível no posto de gasolina, o ex-prefeito disse não ter conhecimento se o maquinário foi utilizado para esta finalidade.

Outro lado

Procurados, nesta quinta-feira (16), os indiciados não foram localizados pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.