Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vale do Gavião recebe quarta edição do projeto Câmara em Ação

Foram 36 serviços gratuitos oferecidos por parceiros, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Alef Leão/GP1 1 / 16 Vereadores Pollyanna Rocha e Enzo Samuel Vereadores Pollyanna Rocha e Enzo Samuel
Alef Leão/GP1 2 / 16 Vereador Evandro Hidd Vereador Evandro Hidd
Alef Leão/GP1 3 / 16 Vale do Gavião recebe mais uma edição do projeto Câmara em Ação Vale do Gavião recebe mais uma edição do projeto Câmara em Ação
Divulgação 4 / 16 Pintura de rosto Pintura de rosto
Alef Leão/GP1 5 / 16 Participantes do Projeto Câmara em Ação Participantes do Projeto Câmara em Ação
Alef Leão/GP1 6 / 16 Participantes do Câmara em Ação Participantes do Câmara em Ação
Alef Leão/GP1 7 / 16 Enzo Samuel, presidente da Câmara de Teresina Enzo Samuel, presidente da Câmara de Teresina
Alef Leão/GP1 8 / 16 Enzo Samuel com colaboradores do Câmara em Ação Enzo Samuel com colaboradores do Câmara em Ação
Alef Leão/GP1 9 / 16 Economia no Câmara em Ação Economia no Câmara em Ação
Alef Leão/GP1 10 / 16 Criança feliz Criança feliz
Alef Leão/GP1 11 / 16 Comida típica Comida típica
Alef Leão/GP1 12 / 16 Comercialização de flores Comercialização de flores
Alef Leão/GP1 13 / 16 Carreta Saúde da Mulher Carreta Saúde da Mulher
Alef Leão/GP1 14 / 16 Prefeito Dr. Pessoa e Enzo Samuel Prefeito Dr. Pessoa e Enzo Samuel
Alef Leão/GP1 15 / 16 Dr. Pessoa participa do Projeto Câmara em Ação Dr. Pessoa participa do Projeto Câmara em Ação
Alef Leão/GP1 16 / 16 Prefeito Dr.  Pessoa Prefeito Dr. Pessoa

A região do Vale do Gavião, na zona leste de Teresina, recebeu a quarta edição do projeto Câmara em Ação. O evento, realizado nesta sexta-feira (17), é uma iniciativa da Câmara Municipal de Teresina e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, levando serviços essenciais diretamente à comunidade, criando um espaço para diálogo e resolução de questões importantes.

O evento ocorreu na Escola Municipal Professor Olímpio de Castro Oliveira, no Vale do Gavião. A população contou com 36 serviços gratuitos oferecidos por parceiros, nas áreas da saúde, educação, assistência social, entre outras. O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), ressaltou a importância do projeto para vida dos teresinenses.

“No mínimo 1.700 atendimentos teremos na zona leste, com várias prestações de serviços sendo ofertados para a população local. O que vem chamando atenção é a parceria que a gente tem com o SESC, na realização de exames de rastreamento de câncer de mama e colo do útero, assim como o Neuro em Ação, que atende esse público infantojuvenil que tenha algo no neurodesenvolvimento, como o autismo, paralisia cerebral, dislexia. Mães e pais que precisam de um neuropediatra, o Câmara em Ação, vem ajudando a destravar esse gargalo da saúde pública”, destacou Enzo Samuel.

O evento também contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), que elogiou a iniciativa do parlamento municipal e a necessidade de os Poderes andarem de maneira harmônica. “Se trabalharmos harmônicamente como estamos fazendo aqui, quem ganha é o povo, que é o mais importante. Fui convidado e estamos aqui para colaborar e dar apoio, não estamos fazendo politicagem. Os trabalhadores que estão aqui dão um sabor de cidadania para essa região orientada pelo presidente Enzo Samuel, pelo Gustavo Gaioso, que é dessa região. Os demais que estão aqui, dão apoio aos que fazem um pouco para os que querem ter um sabor de cidadania", destacou o prefeito da Capital.

O presidente estadual do PDT, o vereador Evandro Hidd, falou sobre a importância de projetos como o Câmara em Ação. “A Câmara está indo aqui para os bairros da nossa cidade. Esse projeto da Câmara Municipal [Câmara em Ação] foi proposta da campanha do presidente Enzo Samuel quando ele se candidatou à Presidência da Casa. Então, estamos trazendo aqui vários serviços, realizando audiências, efetivamente regularizadas pela Câmara Municipal, então são audiências válidas legalmente, que mostram problemas da nossa cidade, apontando o que pode ser melhorado, o que tem que ser feito. Mas, trazendo também serviços, como por exemplo, exames de mamografia para mulheres aqui da região, o “Neuro em Ação”, programa que traz mais atenção à saúde das crianças e bebês”, elencou o vereador.

Mais serviços

Entre os serviços oferecidos estão a expedição de RG segunda via, fisioterapia, Defensoria Pública, Detran, testagem de ISTs, campanhas de vacinação, serviços da Equatorial e Águas de Teresina, CRAS, informações sobre o mercado de trabalho, Procuradoria da Mulher, serviços de estética, oficina de artes manuais, feira de mulheres empreendedoras, Cadastro Único, emissão de passe livre para idosos e pessoas com deficiência, entre outros.

Novidade

A novidade desta edição é a participação do Programa Pacto pelas Crianças do Piauí, do Governo do Estado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância e visa implementar ações e políticas públicas voltadas para as crianças, abrangendo áreas como saúde, educação e assistência social.

Emissão

A Câmara Municipal de Teresina já emitiu mais de 130 laudos médicos por meio do Neuro em Ação, programa incluído no projeto Câmara em Ação, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.

Além disso, o Câmara em Ação também oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Qualifica Piauí. Essa colaboração ofereceu a oportunidades de profissionalização para aproximadamente 200 pessoas da região do Vale do Gavião. Os cursos oferecidos incluem: Informática Básica, Técnicas de Vendas, Mídias Sociais e Qualidade no Atendimento.

Carreta da Saúde

A Carreta Saúde da Mulher foi outro serviço oferecido pelo projeto Câmara em Ação. O objetivo é reduzir o tempo de espera para a realização de exames de mamografia e citologia, fundamentais na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Ao todo, foram atendidas 500 mulheres que estão na fila de regulação para a realização desses exames.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.