Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mutirão zera fila de espera por cirurgias odontológicas no HPM

O serviço é para pessoas com deficiência intelectual e autismo, é uma iniciativa da Seid, com a Sesapi.

O Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo realiza, nesta quinta-feira (2), um mutirão de cirurgias, com o objetivo de zerar a fila de espera por procedimentos nessa área a esse público. O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Saúde (Sesapi) e do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), que possibilita o tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas com deficiência intelectual e autismo, que necessitem de atendimento com sedação ou anestesia geral.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, esteve presente à ação e destacou a relevância do mutirão. “Isso vai dar uma maior segurança, conforto e um melhor atendimento aos pacientes e suas famílias. Esses pacientes precisam de uma atenção especial, com um tratamento diferenciado e, hoje, o centro cirúrgico do hospital está reservado apenas para eles”, comentou o comandante.

Foto: Divulgação/ AscomO serviço atende pessoas com deficiência intelectual e autismo, é uma iniciativa da Seid, com a Sesapi e o HPM.
O serviço atende pessoas com deficiência intelectual e autismo, é uma iniciativa da Seid, com a Sesapi e o HPM.

“O serviço tem uma importância muito grande na vida e na saúde de quem necessita de um tipo especial de atendimento. Nós sabemos que as pessoas com autismo e deficiência intelectual têm dificuldade em fazer um tratamento odontológico, pois muitas vezes eles precisam ser sedados e aqui nós temos toda essa estrutura montada para melhor atendê-los, com toda a segurança necessária”, explica o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência Mauro Eduardo.

De acordo com a tenente-coronel Amparo Veloso, diretora do Serviço Odontológico do Hospital da Polícia Militar, “hoje nós vamos operar 10 pacientes e, ao longo do mês de novembro, vamos atender outros nove que estão com os exames pré-operatórios atualizados. O serviço beneficia pacientes com deficiência cognitiva severa, que não têm entendimento de serem atendidos em âmbito de ambulatório”.

O serviço:

O Centro de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo funciona no Hospital da Polícia Militar do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1750, Bairro Ilhotas. O atendimento ocorre nas segundas, terças e quartas-feiras, na parte da manhã, com seis vagas por dia. O agendamento pode ser feito pelos telefones (86) 3216-1528 / (86) 3216-1529, ou pessoalmente no HPM

Atendimento:

A primeira avaliação deve ocorrer no Centro Especializado em Odontologia (CEO) do município (ou região) onde o paciente reside, ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para ser feita uma triagem. Após o atendimento no CEO, se necessário, o paciente será encaminhado para fazer o agendamento do procedimento odontológico no Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo do HPM.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.