Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Saúde municipal enfrenta um colapso", afirma Fábio Novo

O pré-candidato afirmou que a situação exige ações imediatas por parte da Prefeitura de Teresina.

O deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, se manifestou nessa quarta-feira (27) sobre a situação crítica da Saúde Pública da Capital, após inúmeros episódios registrados nos últimos dias, denunciados em uma série de reportagens do GP1. O parlamentar afirmou que o sistema “enfrenta um colapso”, o que exige ações imediatas por parte da Prefeitura de Teresina.

“Diante da atual situação na área da saúde na capital, é impossível ignorar os alarmantes sinais de desamparo enfrentados pela população”, afirmou Fábio Novo em publicação nas redes sociais.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputado estadual Fábio Novo
Deputado estadual Fábio Novo

O pré-candidato do PT citou vários problemas, como o fechamento das Unidades Básicas de Saúde durante esse fim de ano, o corte no fornecimento de energia elétrica no prédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre outras situações alarmantes.

“O fechamento de UBSs em meio a um novo pico de covid-19 é uma decisão equivocada, deixando comunidades vulneráveis sem o suporte necessário. O corte de energia no prédio da FMS transcende uma mera interrupção no fornecimento, é um símbolo gritante da negligência em relação ao sistema de saúde. A UPA do Satélite não resistiu a uma chuva e se viu alagada, resultando na suspensão do atendimento de urgência”, colocou o deputado.

Por fim, Fábio Novo ressaltou a necessidade de ações efetivas por parte do Poder Executivo Municipal, e lembrou que, diferentemente da rede municipal, o sistema estadual de Saúde está funcionando.

“Este cenário exige não apenas críticas, mas ações imediatas para reverter esse quadro caótico. Enquanto a saúde municipal enfrenta um colapso, os hospitais da rede estadual recebem investimentos e mantêm seu compromisso, assegurando atendimento contínuo àqueles que necessitam”, concluiu o pré-candidato do PT.

CRM elencou irregularidades

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou, nessa quarta-feira (27), o resultado das fiscalizações realizadas em várias unidades de Saúde da rede municipal de Teresina. Foram detectadas diversas irregularidades, entre elas, a falta de medicamentos e insumos, além de condições insalubres de trabalho para os médicos e demais profissionais.

Equipamentos foram retirados do HUT

Nessa quarta (27), a empresa que aluga aparelhos de raio-x e tomógrafos desinstalou e retirou os equipamentos de vários hospitais do Município, devido ao não pagamento do aluguel. Com isso, o atendimento ficou bastante comprometido, sobretudo no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Os equipamentos do HUT foram reinstalados no final da noite de ontem, após acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.