Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Motoristas em greve queimam pneus e bloqueiam ruas no centro de Teresina

A manifestação foi iniciada pela categoria no final da manhã desta terça-feira (14), no 2° dia de greve.

Os motoristas e cobradores de ônibus, que estão no segundo dia de greve em Teresina, iniciaram uma manifestação no final da manhã desta terça-feira (14), e bloquearam o trânsito na região da Praça do Fripisa, ateando fogo em pneus no cruzamento entre as ruas Arlindo Nogueira e Coelhos Rodrigues, centro da Capital. Momentos depois o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, liberando o trânsito da região.

O movimento faz parte das ações em protesto pela não assinatura do acordo coletivo da categoria, que vive um impasse com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT).

A post shared by GP1 (@portalgp1oficial)

Segundo o membro da comissão do transporte público de Teresina, Jarbas Carvalho, está prevista a organização de um ato com o movimento estudantil, associação de moradores e outras entidades para bloquear a Avenida Frei Serafim nesta semana, caso a situação não evolua para o fim da greve. “A nossa reivindicação é o transporte público de qualidade. Estamos preparando o dia “D” com cerca de 3 mil pessoas para fechar a Avenida Frei Serafim, ainda essa semana. [O protesto de hoje] deu início às 10h na Praça Saraiva, depois fomos para a Praça da Bandeira e os colegas já estão indo para outra fechar a via também. Então não vamos parar até o prefeito dar uma solução para a população de Teresina", pontuou.

Foto: Lucas Dias/GP1Jarbas Carvalho, membro da Comissão do Transporte Público de Teresina
Jarbas Carvalho, membro da Comissão do Transporte Público de Teresina

A greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários (SINTETRO) deflragou greve por tempo indeterminado nessa segunda-feira (13), depois de não conseguir entrar em acordo com o SETUT, durante audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na ocasião, foram apresentados um reajuste de 6% nos salários, 20% no auxílio alimentação e 33% no auxílio saúde, mas a proposta foi recusada pela categoria dos trabalhadores.

Posição do SETUT

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que segue tentando buscar soluções para a resolução do problema juntamente com o Sintetro e a Prefeitura de Teresina.

Confira nota do SETUT na íntegra

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que na tarde desta sexta-feira (10), a entidade esteve reunida, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), juntamente com a Procuradoria Regional do Trabalho, Prefeitura de Teresina e os dois sindicatos, patronal e laboral, onde foram amplamente discutidas todas as questões que envolvem uma negociação salarial a respeito do transporte urbano, serviço público essencial para toda a sociedade.

Ao final, o sindicato patronal, sensibilizado, após os apelos do Desembargador Manoel Edilson, Procurador Chefe do Trabalho Dr Edno, bem como dos representantes da prefeitura, ofertou para seus colaboradores, num esforço sobre-humano, um reajuste de 6% nos salários (a inflação está em 5,7% ), 20% no auxílio alimentação e 33% no auxílio saúde. Para surpresa de todos e indignação dos representantes do setut, os sindicalistas, representantes sindicato dos motoristas, não aceitaram a proposta e afirmaram, categoricamente, que iriam manter a greve, com indicativo de iniciar na segunda-feira, em desrespeito total à população teresinense.

O Setut reitera seu total compromisso com a população da capital, buscando diálogo permanente tanto com o sindicato laboral, quanto com a Prefeitura, para manter o bom funcionamento do sistema de transporte da capital.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.