Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DRACO cumpre mandados contra acusados de roubar avião em Teresina

A Operação Cessna foi deflagrada no Piauí e em mais três estados da federação.

Alef Leão/GP1 1 / 5 Coordenador do Draco, Charles Pessoa Coordenador do Draco, Charles Pessoa
Alef Leão/GP1 2 / 5 8 mandados de prisão foram cumpridos em Teresina 8 mandados de prisão foram cumpridos em Teresina
Alef Leão/GP1 3 / 5 Delegado Charles Pessoa Delegado Charles Pessoa
Alef Leão/GP1 4 / 5 Operação Cessna investiga envolvidos em roubo de avião Operação Cessna investiga envolvidos em roubo de avião
Alef Leão/GP1 5 / 5 Operação foi realizada no Piauí, Mato Grosso, Pernambuco e Maranhão Operação foi realizada no Piauí, Mato Grosso, Pernambuco e Maranhão

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16) a Operação Cessna, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão relacionados ao roubo da aeronave do médico Jacinto Lay, ocorrido no dia 14 de janeiro deste ano no Clube Ultraleve do Piauí (CULP), na zona leste de Teresina. As ações ocorreram no Piauí e em mais três estados da federação.

Os mandados foram expedidos para os estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso que, de alguma forma, possuem relação com a logística e execução do roubo da aeronave. Dos 22 mandados de prisão, 17 já foram cumpridos, sendo 8 em Teresina, 7 no Maranhão, 1 em Pernambuco e 1 no Mato Grosso.

Outros 31 mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos pelas autoridades responsáveis. Desse total, 15 mandados correspondem a cidade de Teresina, 12 no Maranhão, 3 no Mato Grosso e 1 em Pernambuco.

Entenda a logística:

Teresina

As pessoas investigadas em Teresina são suspeitas de terem ligação ao grupo criminoso que executou o roubo do avião monomotor no Clube Ultraleve do Piauí (CULP), localizado na zona leste de Teresina.

Maranhão

No Maranhão, são investigados os responsáveis pela aquisição de armamentos utilizados no roubo. Eles ainda foram encarregados de executarem o gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulterarem a aeronave e conseguirem a aquisição do combustível da aviação.

A suspeita é que os alvos de São Luís tenham também ligação com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo, localizado na cidade de Paço do Lumiar, onde também foram cumpridos mandados. Outras cidades como Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, do estado do Maranhão, também foram alvos da operação.

Pernambuco

No estado do Pernambuco, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor do acusado de ter alugado o veículo utilizado na ação criminosa.

Mato Grosso

A Polícia também atuou no estado do Mato Grosso, onde foram localizados os suspeitos de elaborar a logística de reabastecimento do avião em uma pista clandestina na zona rural do município de Juara. Foi nessa cidade que os criminosos precisaram realizar pouso forçado devido a falta de combustível. Os ocupantes fugiram do local, porém, três homens, de 33, 31 e 29 anos, que estariam dando apoio aos ocupantes foram presos pela Polícia Militar do Mato Grosso.

Os três indivíduos foram encontrados próximo onde o avião fez o pouso forçado. O trio estava em um carro que, ao ser vistoriado pelos policiais, foram encontrados cinco tambores de gasolina de avião de 60 litros.

Avião usado por cartel boliviano

No dia 23 de janeiro deste ano, a aeronave foi localizada pela Polícia CIvil do Piauí no estado do Mato Grosso. O monitoramento realizado pelos setores de inteligência informou que o avião teve um pouso forçado por falta de combustível.

Um levantamento feito pela polícia indicou que o avião monomotor do médico Jacinto Lay estava sendo usado por um cartel boliviano para o tráfico de drogas. Os dois ocupantes conseguiram fugir e continuam foragidos, porém, três homens suspeitos de darem cobertura para a fuga foram presos.

Roubo do avião

Seis criminosos fortemente armados roubaram a aeronave de propriedade do neurocirurgião Jacinto Lay de dentro do Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina. Apenas o caseiro e sua esposa grávida estavam no momento do crime.

O GP1 conversou com o médico Jacinto Lay, dono da Clínica Neurocentro, e ele contou que os bandidos chegaram procurando especificamente o avião e quando localizaram, levantaram voo ainda na madrugada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.