Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores cobram limpeza da Quadra K do residencial Polo Sul em Teresina

A equipe da SAAD Sul afirmou que fará a limpeza no local até o próximo dia 25 do mês de março.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Moradores do residencial Polo Sul clamam por limpeza no bairro Moradores do residencial Polo Sul clamam por limpeza no bairro
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Fiação coberta por matos no residencial Polo Sul Fiação coberta por matos no residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 3 / 11 O morador fica impossibilitado de entrar com seu veículo em casa no residencial Polo Sul O morador fica impossibilitado de entrar com seu veículo em casa no residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Mato toma de conta do residencial Polo Sul Mato toma de conta do residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Casa abandonada por falta de acessibilidade no residencial Polo Sul Casa abandonada por falta de acessibilidade no residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Moradores da quadra k do residencial Polo Sul cobram limpeza das ruas Moradores da quadra k do residencial Polo Sul cobram limpeza das ruas
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Casas abandonadas no residencial Polo Sul Casas abandonadas no residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Rua tomada pelo mato no residencial Polo Sul Rua tomada pelo mato no residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Quadra K do residencial Polo Sul Quadra K do residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Paulo de Abreu, morador do bairro residencial Polo Sul Paulo de Abreu, morador do bairro residencial Polo Sul
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Elzilmaria Gomes, moradora da quadra K do residencial Polo Sul Elzilmaria Gomes, moradora da quadra K do residencial Polo Sul

Os moradores que residem na Quadra K do residencial Polo Sul, localizado na zona sul de Teresina, estão com dificuldades em entrar ou sair de suas casas, desde que as primeiras chuvas foram registradas no início do ano. O mato, que antes ficava concentrada em uma área verde, avançou para a rua, tomando conta do acesso às residências.

Em entrevista ao GP1, o morador Paulo de Abreu ressaltou que vive há 7 anos na Quadra K do Polo Sul e a última campina realizada no local foi feita no ano passado. Ele lembrou que a falta de limpeza ocasionou problemas relacionados à iluminação pública, tendo em vista que poste ficou tomado pelo mato.

“Aqui vieram uma vez no ano passado para fazer a limpeza. O nosso calçamento foi reformado apenas uma vez e aqui ninguém entra ou sai de casa por conta do mato, que também invadiu os postes. Para você ter uma noção, na frente da casa de um dos nossos vizinhos, o Ígor, tem um buraco que não permite que ele coloque o carro na garagem. A situação dele é pior que a nossa, que mora um pouco mais afastado”, explicou o Paulo de Abreu.

A esposa de Paulo de Abreu, Elzilmaria Gomes, tem mobilidade reduzida e falou da dificuldade em se deslocar na rua. Ela conta que a SAAD Sul fez um canal para escoar a água, o que evitou que as casas fossem inundadas durante o período chuvoso, mas ela ressalta que o grande volume de mato atrai animais, doenças e, também, expõe moradores a ação de criminosos.

“Para nós que moramos aqui é muito difícil conviver com essa situação. Eu queria que a SAAD fizesse a limpeza desse mato, pois facilitaria o nosso acesso à escola que fica do outro lado. Com esse matagal, a gente fica exposto a tudo, sem contar que as chuvas estão chegando e se não for feito nada é arriscado até que o mato entre dentro das casas. Não basta a gente fazer uma simples capina, é preciso fazer uma limpeza com a máquina na rua, que está acabada”, finalizou.

O que diz a SAAD Sul

O GP1 procurou a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul, que por meio do Gerente de Serviços Urbanos, Islanilton Gomes, afirmou que a equipe da SAAD fará a limpeza no local até o próximo dia 25 do mês de março. Ele também falou sobre o problema de drenagem da rua, que necessita de ações a longo prazo, com a construção de uma galeria, que está em processo de licitação.

“Desde que quando assumimos a GSU, em janeiro de 2021, nós fizemos um levantamento de vários pontos na zona sul que têm problemas de drenagem. Essa região faz parte de um conglomerado de bacias hidrográficas que interligam o Polo Sul ao Torquato Neto. Infelizmente, quando a Caixa Econômica Federal construiu aquelas residências não houve um estudo sobre o processo de drenagem e todos os anos temos um problema de alagamento. Fizemos uma ação paliativa, criamos um canal para escoar a água, mas a limpeza da rua foi feita no ano passado. Agora, para este ano, nós vamos fazer a limpeza da rua até o dia 25 de março. Infelizmente, vamos fazer a limpeza, mas em função desse problema de drenagem, dois meses depois é possível que o mato esteja novamente na mesma situação de hoje”, explicou o gerente Islanilton Gomes.

O GP1 reforçou a cobrança dos moradores para que o serviço de campina seja realizado com maior frequência. A SAAD Sul ficou de avaliar a demanda junto aos moradores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.